Sexta-feira, 29 de Março de 2024
21 ABR 2022
DESENVOLVIMENTO E TRABALHO
Inscrições para vestibular da Univesp terminam na próxima segunda
Universidade gratuita oferece 60 vagas para cursos de Licenciatura, Computação, Negócios e Produção

Os interessados em cursar uma universidade gratuita têm até a próxima segunda-feira (25) para se inscrever no vestibular da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo). Para o polo de Penápolis, são oferecidas 60 vagas e as inscrições são feitas exclusivamente pelo site vestibular.univesp.br.
Serão oferecidos nove cursos, com três eixos básicos de ingresso. O Eixo de Licenciatura oferece os cursos de Pedagogia, Letras, Matemática. O Eixo de Computação traz os cursos de Ciência de Dados, Tecnologia da Informação e Engenharia de Computação. Já o Eixo de Negócios e Produção, tem os cursos de Engenharia de Produção, Administração e Tecnologia em Processos Gerenciais.
O custo da inscrição é de R$ 45,00. Para participar, não há limite de idade, basta ter concluído o ensino médio ou com o término previsto até o período da matrícula. No preenchimento da ficha de inscrição, os candidatos devem cumprir todas as etapas previstas, responder o questionário socioeconômico, indicar o CPF e seus dados pessoais.

Provas
A prova (objetiva e redação) ocorrerá no dia 22 de maio, às 13h, e os locais oficiais serão divulgados posteriormente. O início das aulas está previsto para agosto de 2022. A empresa organizadora seguirá todas as recomendações sanitárias de prevenção à Covid-19, em vigência na data. O candidato deverá seguir imediatamente para o ambiente da prova e evitar aglomerações.
A lista completa dos locais dos exames também estará disponível em vestibular.univesp.br, no dia 13 de maio. O gabarito oficial será divulgado em 23 de maio, no site do vestibular.

Cursos
Após um ano e meio, os alunos do Eixo de Computação farão a opção entre três cursos: Bacharelado em Tecnologia da Informação (duração de três anos), Bacharelado em Ciência de Dados (quatro anos) e Bacharelado em Engenharia de Computação (cinco anos).
Já os ingressantes nas Licenciaturas, cursarão um ano de ciclo básico, com opção de habilitação a partir do segundo ano em Letras, Matemática e Pedagogia (todos com quatro anos de duração).
Os que optarem pelo novo Eixo de Negócios e Produção cursam um ano básico e, no segundo, farão a opção entre Tecnologia em Processos Gerenciais (três anos), Bacharelado em Administração (quatro anos) e Bacharelado em Engenharia de Produção (cinco anos).
Os cursos são totalmente gratuitos e realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem, plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com tutores e facilitadores.
O polo de Penápolis funciona na Emef Casa da Amizade, onde os alunos contam com infraestrutura e realizam atividades como provas e discussões em grupo. No local, também podem ser solicitados serviços de secretaria acadêmica e o esclarecimento de dúvidas. Por ser uma universidade pública, todas as videoaulas também podem ser acessadas pelo canal de YouTube: https://www.youtube.com/user/univesptv.

Secom – PMP (Com informações da A/I Univesp)