Terça-feira, 23 de Abril de 2024
25 ABR 2022
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Penápolis realiza I Fórum do Sistema Único de Assistência Social
O Fórum discutiu os avanços e perspectivas da política de assistência social em Penápolis
A Secretaria de Desenvolvimento Social promoveu na manhã de hoje (25) o I Fórum do SUAS (Sistema Único de Assistência Social). Com o tema “Repasse Público ao Terceiro Setor”, o evento reuniu o prefeito Caique Rossi, secretários municipais e demais convidados no Auditório do Sincomércio.
O evento contou com a presença da diretora da Drads (Diretoria Regional de Assistência Social) e representante da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, Martha Helena Pimenta; do presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Edivaldo Bonfim e do vereador Bruno César.
O objetivo do encontro é realizar uma reflexão da Política Pública de Assistência Social em Penápolis, trazendo evidências acerca das dificuldades e dos avanços ao longo dos últimos 20 anos.
O prefeito Caique Rossi afirmou que devemos conhecer toda a história e trajetória da assistência social em Penápolis. “Uma avaliação do que foi feito, do que precisa ser feito e quais serão os próximos passos. Tudo para fortalecer a política de assistência social em nossa cidade”, enfatizou.
Caique ainda agradeceu todo o trabalho executado pelas organizações da sociedade civil parceiras da Prefeitura. “Penápolis é uma referência para instituições de outros municípios. Por isso, agradecemos a todo o trabalho executado pela Apae. Associação Unidos pela Vida, Associação Vila da Infância, Casa da Sopa, Moveca, Lar Vicentino, Adefipe e SOS”, acrescentou o prefeito.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Luis Menti Sanchez, as organizações da sociedade civil possuem um importante papel no município, que vivenciaram a construção e implementação do SUAS, experimentando inúmeros desafios com a desvalorização da política pública em alguns momentos, bem como as conquistas alcançadas.
“Acreditamos e confiamos que a verdadeira política pública de assistência social se faz de maneira democratizada e descentralizada, cumprindo com a sua principal diretriz ‘um direito de todos e um dever do Estado, para quem dela necessitar”, destacou o secretário.
Durante o Fórum, a assistente social do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e professora do UniSalesiano de Araçatuba, Cláudia Ferreira, fez uma reflexão sobre a trajetória histórica da política pública de assistência social no Brasil.

Secom - PMP