Quinta-feira, 28 de Março de 2024
25 MAI 2022
Secretaria de Obras estuda modernização de procedimentos e sistemas
A Secretaria Municipal de Obras de Penápolis tem enfrentado diversos desafios, entre eles o sucateamento de suas estruturas e seus processos. O secretário municipal de Obras e Serviços, Fernando Pedro Rosa, tem trabalhado para inovar e melhorar as estruturas do setor, tais como máquinas, veículos, infraestrutura.
Como etapa de reestruturação, a secretaria deu início a um mapeamento de processos internos e externos, com o apoio da equipe de trabalho do setor. O técnico de edificações da Secretaria de Obras, Denis Cássio Castro da Silva, tem levantado os fluxos de trabalho, e em conjunto com o CPD (Centro de Processamento de Dados), tem verificando as possibilidades de melhorias quanto aos sistemas e modernização dos processos.
O coordenador da Comissão de Compliance da Prefeitura, Pedro Paulo Fernandes, em conjunto com a comissão, analisou diversos processos, detectando possíveis melhorias e buscando alternativas.
Segundo comentou o secretário Fernando Rosa, um exemplo é quando se falado recebimento de CDROM para aferição do perímetro de obra. “Esta tecnologia é arcaica e não condiz mais com as necessidades, nem da Prefeitura, nem do particular”, disse.
Já o técnico de edificações, Denis, falou que atualmente existem várias cidades e procedimentos sendo oferecidos 100% online, tendo maior transparência e agilidade. “Queremos modernizar e trazer isso para nossa realidade. Sabemos que temos muito para avançar e vamos otimizar os processos para que sejam mais breves e simplificados”, afirmou.
O mapeamento segue sendo feito e estudam-se alternativas de sistemas internos e externos. O próprio CPD está avaliando a possibilidade de construção de sistema em ambiente virtual e, ainda, se avaliam sistemas externos.