Quinta-feira, 18 de Abril de 2024
30 MAI 2022
AGRICULTURA
Prefeitura lança programa “Caminho Seguro” com construção de calçadas
O prefeito Caique Rossi lançou na manhã desta segunda-feira, 30, o programa “Caminho Seguro”, que visa a construção de calçadas de concreto em áreas públicas da cidade. O programa terá cerca de R$800 mil de investimentos que garantirá a locomoção adequada para pedestres e pessoas com deficiência em diversos bairros da cidade.
O primeiro local a receber a construção de calçadas de concreto foi nas proximidades do Cemitério Jardim da Paz, no bairro São Francisco. O prefeito Caique Rossi acompanhou o início das obras.
“A construção de calçadas em áreas públicas é uma reivindicação antiga da comunidade que precisa de condições adequadas para se locomover com segurança. Esse programa garante a acessibilidade de todas as pessoas: crianças, idosos, gestantes, deficientes físicos, que terão maior segurança em andar pelas calçadas”, afirmou o prefeito.
O programa “Caminho Seguro” irá contemplar 22 áreas públicas espalhadas por toda a cidade com a construção de calçadas de concreto onde antes não existia, como por exemplo: o entorno de hortas comunitárias, áreas verdes, praças, áreas institucionais, de interesse social, dentre outras.
Para a realização desse programa, serão investidos R$799.787,29 com recursos de convênio firmado com a Secretaria de Desenvolvimento Regional do Governo do Estado de São Paulo. O governo estadual repassará R$700 mil e a prefeitura investirá o restante como contrapartida.
A empresa responsável pela execução das obras de construção das calçadas é a Pina Construtora e Serviços Eireli EPP, de Buritama, vencedora do processo de licitação. Ao todo serão construídos mais de 8.376,84 metros quadrados de calçadas de concreto em áreas públicas.
Em alguns desses locais contemplados pelo programa, a Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente precisa fazer a erradicação de árvores para a construção de calçadas de passeio público. Entretanto, essas árvores serão replantadas em locais apropriados e que não prejudiquem a locomoção dos passantes.
“Estamos certos de que esse programa ‘Caminho Seguro’ beneficia toda a população penapolense, que além de garantir a locomoção de forma adequada, também colabora com a prevenção de acidentes de trânsito”, concluiu o prefeito Caique Rossi.