Com objetivo de proporcionar mais conforto e minimizar o desgaste das viagens aos pacientes que fazem tratamento de câncer em outras cidades, a Prefeitura de Penápolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, preparou uma Sala de Apoio a esses pacientes. O serviço funcionará na Macro II – Postão de Saúde.
A inauguração da Sala de Apoio a Pacientes Oncológicos acontecerá nesta quinta-feira, dia 14, às 9h, na Macro de Saúde II - Postão de Saúde, localizada na avenida Expedicionário Diogo Garcia Martins, 99 – centro.
A Prefeitura de Penápolis e a Secretaria Municipal de Saúde convidam a comunidade para prestigiar a inauguração de mais esse espaço que trará tantos benefícios aos pacientes oncológicos e seus familiares.
Por indicação do Ghapo (Grupo de Humanização e Apoio a Pacientes Oncológicos), a Sala de Apoio na Macro II receberá o nome de “Marize Rodrigues Elias”, em homenagem a essa saudosa jovem penapolense, falecida em agosto de 2015, mas que sempre lutou contra o câncer com otimismo e fé.
Funcionamento
Nessa Sala de Apoio, todos os pacientes oncológicos de Penápolis serão atendidos para limpeza e manutenção do Port-a-cath, uma espécie de cateter implantado nos pacientes para tratamento intra-venoso, como por exemplo, a quimioterapia.
A iniciativa de implantar em Penápolis essa Sala de Apoio partiu dos enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde, Vander Caferro e Mônica Silva, que já faziam a manutenção do Port-a-cath em amigos e conhecidos, por serem profissionais capacitados para esse serviço.
Os pacientes oncológicos que desejam ser atendidos na Sala de Apoio para manutenção do Port-a-cath e a retirada de infusor, precisam obter a autorização por escrito do serviço de referência (Jaú, Barretos, Jales).
Com a autorização, o paciente deverá procurar a Secretaria Municipal de Saúde para realizar o agendamento do procedimento, com os enfermeiros responsáveis Vander Caferro e Monica Silva.
O agendamento pode ser feito pessoalmente na Secretaria de Saúde, localizada no piso térreo do Paço Municipal (avenida Marginal Maria Chica, 1.400 – centro), ou por telefone 3654-2543.