Terça-feira, 19 de Março de 2024
28 JUL 2022
Unidades de Saúde fazem campanha de coleta de preventivo
A UBS Cidade Jardim realizou no dia 23, a campanha de exame preventivo
Durante o mês de julho, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma série de ações voltadas para a regularização do exame preventivo (papanicolau) das mulheres penapolenses. A campanha de preventivo contou com a participação das Unidades Básicas de Saúde que promoveram a coleta do exame em horários especiais e também a realização de exames em funcionárias de empresas parceiras.
O exame preventivo pode detectar as doenças sexualmente transmissíveis, câncer de colo do útero, cujo diagnóstico precoce favorece o tratamento e grandes chances de cura.
Nos dias 11 e 12 de julho, a ação de coleta de exame preventivo foi realizada na empresa Klin. A Secretaria de Saúde forneceu todos os equipamentos e equipe profissional com enfermeiras que foram até a empresa coletar o exame em todas as funcionárias que estavam em atraso. Ao todo, foram 82 exames preventivos realizados nesta ação em parceria com a empresa Klin.
A UBS Cidade Jardim também promoveu no último sábado, dia 23, a campanha de exame preventivo, com o agendamento de aproximadamente 30 mulheres atendidas pela unidade que estavam em atraso com o exame.
A ação foi realizada no sábado de manhã, com o objetivo de atender as mulheres que normalmente não conseguem fazer o exame no horário normal de atendimento do postinho, por conta do serviço. Além disso, algumas mulheres também estavam em atraso com o exame preventivo por conta da pandemia.

Preventivo e Mamografia
Neste sábado, dia 30, será a vez da UBS Del Rey realizar a campanha de exame preventivo, das 7h às 15h. Portanto, as mulheres atendidas por essa unidade devem aproveitar a oportunidade e fazer o exame de forma gratuita. O agendamento deve ser feito antes; é necessário levar o cartão do posto.
Além do exame preventivo, a UBS Del Rey também fará neste sábado, o cadastro para as mulheres interessadas em fazer o exame de mamografia na carreta do Hospital do Amor. O cadastramento para a mamografia será feito das 8h às 16h30; é necessário levar cópias simples da carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço e cartão nacional do SUS.