16 JAN 2023
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Programa Criança Feliz tem vagas para crianças até três anos
 Ações do programa, como visitas, encontros e palestras, entre outras atividades, fazem parte da rotina do programa
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Penápolis informa que ainda existem algumas vagas disponíveis para participação no Programa Criança Feliz. As famílias interessadas devem buscar as unidades de Cras de Referência (Centro de referência da Assistência Social) para informações e inscrições.
A iniciativa é uma ação do Governo Federal, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. São públicos prioritários do Programa Criança Feliz: gestantes e crianças até 03 anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família; crianças até 06 anos e suas famílias beneficiárias do Beneficio de Prestação Continuada; e crianças até seis anos afastadas do convívio familiar.
O município recebe os recursos mensais do Governo Federal destinados à efetivação das ações, envolvendo, entre outras, visitas domiciliares que buscam priorizar ações de saúde, educação, assistência social, cultural e direitos humanos, além de encontros e palestras.
Durante as visitas é observada a relação da família com as crianças, o vínculo estabelecido entre eles, assim como o desenvolvimento dos pequenos. A partir do que é observado, são elaboradas atividades para potencializar esses aspectos.
Conforme as demandas percebidas, os visitadores encaminham as famílias para os vários serviços disponíveis na rede pública.
O apoio à gestante também está na pauta do programa, oferecendo preparação adequada para o nascimento, cuidados perinatais, colaboração para o bom exercício da parentalidade, entre outros importantes assuntos relacionados. Para desenvolver esta tarefa, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social conta com o apoio de uma equipe específica.

Melhorias
Recentemente a Secretaria de Desenvolvimento Social adquiriu uma série de novos equipamentos para a sede do Programa Criança Feliz. O objetivo é incrementar e melhorar a estrutura e o trabalho junto à comunidade atendida.
A sede do programa ganhou uma brinquedoteca, computadores, geladeira, microondas, kits com materiais pedagógicos, livros, entre outros materiais.
“Esse investimento permite à equipe desenvolver um trabalho ainda melhor junto às famílias, já que dispõe de novas ferramentas para viabilizar as propostas do programa”, comentou o secretário de desenvolvimento Social de Penápolis, Pedro Sanchez.
O município atende atualmente cerca de 120 pessoas, porém tem estrutura para chegar até 200. Desta forma, os interessados ainda têm chance de se inscreverem e participarem. É gratuito.
O endereço da sede do programa Criança Feliz é Rua Amazonas 136, Vila América, ao lado da sede do Cras Eldorado. Para se inscrever é preciso apresentar documentos pessoais e comprovante de residência. Para outras informações, o telefone de contato é 3653-7291.