Quinta-feira, 28 de Março de 2024
01 MAR 2023
Secretaria de Cultura realiza Sarau no Dia Internacional da Mulher
A Secult – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Penápolis realizará na próxima quarta-feira, dia 08 de março, a 2ª edição do Sarau Cultural em celebração ao Dia Internacional das Mulheres. O evento acontece a partir das 19h30, na Biblioteca Municipal “Prof. Fausto Ribeiro de Barros”, com entrada franca para toda comunidade.
Segundo informou o secretário de Cultura, Lucas Casella, o Sarau Cultural tem o objetivo de provocar a reflexão sobre a importância do Dia Internacional das Mulheres, destacando a história de lutas sociais, políticas e econômicas das mulheres. “Pelo segundo ano consecutivo faremos esse evento em homenagem às mulheres e contaremos com a presença de diversos artistas penapolenses”, comentou Casella.
O Sarau Cultural é aberto à participação de todos que queiram se apresentar, contemplando diversas modalidades artísticas, como por exemplo, poesia, teatro, dança, música, literatura, exposição, audiovisual, entre outras manifestações.
“Durante o Sarau, o palco estará livre e microfone aberto para todos os artistas que queiram se apresentar. Entretanto, quem quiser garantir sua participação no Sarau Cultural, pode fazer sua inscrição antecipada na Secretaria de Cultura, a fim de que possamos elaborar uma programação prévia”, convidou o secretário. As inscrições para o Sarau Cultural podem ser feitas pelo telefone (18)3652.5568.

Surpresa
Lucas Casella adianta que a equipe da Biblioteca Municipal está preparando uma exposição surpresa para o dia do evento, com fotos e história de uma artista brasileira, aclamada nacional e internacionalmente pela sua competência artística e posicionamento político. “Tenho certeza que todos vão gostar e se emocionar com a exposição, relembrando a importância dessa mulher e sua obra para a história de nosso país. Após o Sarau, a exposição terá caráter itinerante, percorrendo alguns espaços públicos da cidade”, acrescentou.

Luta Histórica
O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.