Sexta-feira, 29 de Março de 2024
07 MAR 2023
DAEP
Poço Profundo: Prefeitura e Daep fazem o lançamento da nova fonte de captação de água de Penápolis
A cidade de Penápolis vive mais um importante momento histórico: o lançamento da nova fonte de captação de água que garantirá o abastecimento do município pelos próximos 40 anos. A captação será feita por meio de Poço Profundo, com a utilização de água do Aquífero Guarani.
Dessa forma, na manhã de hoje (07), a Prefeitura de Penápolis em parceria com o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) fizeram o lançamento do Programa Nossa Água com a apresentação do projeto de nova fonte de captação de água “Poço Profundo – Aquífero Guarani”. O evento realizado na sede do Daep contou com a presença de autoridades municipais e imprensa local e regional.
Em seu pronunciamento, o prefeito Caique Rossi disse estar bastante emocionado, pois o lançamento desse projeto é a realização de um sonho grandioso. “O abastecimento de água é uma grande preocupação do administrador público. E poder proporcionar uma nova fonte de captação de água para garantir o abastecimento da cidade e seu desenvolvimento para os próximos 40 anos é uma realização grandiosa”, afirmou.
O prefeito lembrou que muito municípios vizinhos passam por racionamento de água e por pouco Penápolis não precisou passar por isso em 2021 e 2022. “Por enquanto, a única fonte de abastecimento de água da cidade é o Ribeirão Lajeado. Em períodos de estiagem ou desastres ambientais, o fornecimento fica comprometido. Com a perfuração do poço profundo, teremos uma nova fonte de captação, garantindo o abastecimento de água em Penápolis”, explicou.
A vice-prefeita Mirela Fink disse estar bastante feliz em poder participar do lançamento desse importante projeto que vai garantir o abastecimento da cidade por mais quatro décadas. “Esse é um momento histórico da cidade e estou muito feliz e realizada por fazer parte dessa gestão que pensa no futuro”, disse.
A mesa de cerimonial também contou com a presença do vereador Julio Caetano, representante da Câmara de Vereadores; do presidente do Daep,  Carlos Alberto Bachiega e do representante do Conselho Gestor de Saneamento, Lucas Zacarias Tavares. Na oportunidade, os demais vereadores presentes também foram homenageados pela aprovação do projeto na Câmara.

Poço Profundo
Após a fala das autoridades, o presidente do Daep, Carlos Bachiega, fez uma apresentação da nova fonte de captação de água, explicando sobre como se dará a construção do poço profundo, os investimentos necessários e os benefícios que essa ação trará para o futuro da cidade.
Bachiega explicou que a captação por poço profundo de água do Aqupifero Guarani será uma nova fonte de abastecimento complementar ao Ribeirão Lajeado. “Uma fonte não vai substituir a outra, pelo contrário, elas serão captadas de maneiras simultâneas, uma complementando a outra. Dessa forma, o município ficará menos suscetível a eventos extremos, sem o risco de desabastecimento”, disse.
O projeto técnico do Poço Profundo é da Giampá Serviços de Hidrogeologia, empresa contratada pelo Daep.

Mais de R$6 milhões
Para a realização do projeto, a Prefeitura e o Daep captaram recursos junto à Agência Desenvolve SP, por meio de financiamento no valor de R$6 milhões, referente à linha de financiamento “Economia Verde”.
Já para a execução do poço profundo, foi contratada a empresa Mandaguai Poços Artesianos LTDA, por meio de processo de licitação na modalidade concorrência pública, pelo valor de R$6.200.400,00. O valor excedente será de contrapartida do Daep. O prazo para execução da obra é de 150 dias.
“O trabalho de perfuração do poço se dará de forma ininterrupta, 24 horas por dia. Com isso, nossa expectativa é de que até o mês de setembro, Penápolis já tenha uma nova fonte de captação de água em funcionamento, abastecendo as residências dos penapolenses”, comentou o presidente do Daep.
Vale ressaltar que devido à legislação vigente, o financiamento junto à Agência Desenvolve SP é feito pelo município (Prefeitura), porém, o Daep será responsável pelo repasse dos valores das parcelas.
Após a apresentação do projeto, abriu-se espaço para perguntas da imprensa e como encerramento, todos os presentes puderam visitar o local de perfuração do Poço Profundo, localizado aos fundos da sede do Daep.

Aquífero Guarani
Com uma extensão de 1,2 milhão de quilômetros quadrados e capacidade para armazenar até 160 trilhões de litros de água, o Sistema Aquífero  Guarani (SAG) é o maior reservatório transfronteiriço da América do Sul, situado entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Portanto, é um imenso depósito de água que existe bem embaixo de nossos pés.

07/03/2023
Lançamento do Poço Profundo - Aquífero Guarani
Dessa forma, no dia 07 de março, a Prefeitura de Penápolis em parceria com o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) fizeram o lançamento do Programa Nossa Água com a apresentação do projeto de nova fonte de captação de água “Poço Profundo – Aquífero Guarani”. O evento realizado na sede do Daep contou com a presença de autoridades municipais e imprensa local e regional.