Quinta-feira, 28 de Março de 2024
09 MAI 2023
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Maio tem programação especial para conscientizar sobre abuso infantil
Desde o início do mês de maio a rede de serviços socioassistenciais de Penápolis tem promovido diversas ações referentes ao tema “18 de Maio” – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Estão envolvidos na programação diversas instituições do município, como a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Cras (Centro de Referência da Assistência Social), Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Cmdca (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Penápolis) e Conselho Tutelar, além das escolas e entidades assistenciais que atuam no segmento da criança e juventude.
O intuito das mobilizações é promover a conscientização junto à comunidade acerca de quais são as condutas que caracterizam a exploração e o abuso de menores, e o que a sociedade pode e deve fazer para evitá-las.
A data de 18 de maio reafirma a importância de denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra crianças e adolescentes. A escolha deste dia é uma lembrança a toda a sociedade brasileira sobre a menina sequestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Sanches, então com oito anos. A menina foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família do Espírito Santo. Até hoje, esse caso causa indignação e revolta.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes busca manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as crianças e adolescentes.

Confira a programação:

• 09/05 (terça): Roda de Conversa Conselho Tutelar/Apae na Ceim Profª Anna Maria Rodrigues Albendim (creche do bairro Gimenes).

Roda de Conversa com representantes da Vila da Infância e Grupo Eldorado (Cras Eldorado).

• 10/05 (quarta): Roda de Conversa Conselho Tutelar/Apae na sede da Apae.

Roda de Conversa com representantes da Vila da Infância e Grupo Silvia Covas (Cras Eldorado).

• 11/05 (quinta): Roda de Conversa Conselho Tutelar/Apae na Cmei Eldorado, avenida Getúlio Vargas 757, Jardim Eldorado.

• 12/05 (sexta): Teatro para as famílias acompanhadas pelo serviço da rede socioassistencial – O Segredo de Leo.

• 15/05 (segunda): Roda de Conversa sobre o tema pelo Programa Jovem Aprendiz junto aos usuários.

Roda de conversa sobre a importância da campanha, informações acerca dos canais de denúncias e entrega de lápis de cor com a flor tema da campanha para as crianças de zero a seis anos (Cras Planalto).

Apresentação de vídeo informativo sobre a campanha para Serviço de Fortalecimento de Vínculo 15 a 17 anos.

Parceria com a Diretoria de Ensino – Semana de Prevenção nas Escolas Estaduais de 16 a 20/05.

Atividades recreativas para usuários da Apae.

Atividade conjunta com as crianças e responsáveis do Grupo Eldorado - Vila da Infância.

09h30 – Palestra aberta ao público com a psicóloga Vivian Correia Santos.

• 16/05 (terça):  14h - Roda de Conversa desenvolvida pelo Cras e Creas para as famílias do PAIF.

17h30 - Roda de Conversa sobre “Orientação à criança e ao adolescente sobre eventuais situações de ameaça”, organizado pelo SAI e Unidos pela Vida.

19h – Palestra conduzida por Alexandre Gil na sede da Apae, para usuários e profissionais

19h30 – Seminário para profissionais da rede socioassistencial e educação (NAC)

• 17/05 (quarta):  14h – Roda de conversa desenvolvida pelo Creas para as famílias do Paefi

17h – Palestra sobre o tema para os familiares dos acolhidos pela SAI.

Panfletagem pela Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana.

• 18/05 (quinta):  09h30 – Passeata pelas ruas centrais

14h – Roda de Conversa desenvolvida pelo Creas e Cras Eldorado com as famílias do Paif

17h30- Exibição do filme “Um crime entre nós” pelo SAI, aos acolhidos

• 19/05 (sexta): Palestra sobre as consequências do abuso sexual infantil na vida adulta com psicóloga Joana Paro

• 24/05 (quarta): Reunião conjunta dos grupos Eldorado e Silvia Covas no bairro Silvia Covas, com participação do Conselho Tutelar. Orientações sobre o tema com a Vila da Infância.

• 25/05 (quinta): Reunião com participação do Conselho Tutelar e pais. Orientações sobre o tema com a Vila da Infância.