05 JUL 2023
Prefeitura implantará novo sistema integrado de gestão e informação
Novo sistema foi apresentado aos servidores municipais de diversos setores
A Prefeitura de Penápolis, por meio da Secretaria Municipal de Administração, apresentou nesta semana aos servidores municipais, o novo sistema de gestão orçamentário, contábil e financeiro que deve ser implantado até o final do ano.
O novo sistema será implantado em atendimento ao Siafic – Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle, criado pelo Governo Federal através do Decreto nº 10.540, com o objetivo de assegurar a transparência da gestão fiscal de todos os entes federativos. O Decreto nº 10.540, de 5 de novembro de 2020, dispõe sobre o padrão mínimo de qualidade desse sistema único e integrado.
Segundo explicou o secretário municipal de Administração, Pablo Ambrósio Ianela, a implantação desse novo sistema, além de atender à determinação do decreto federal, também contribui para a modernização do sistema de gestão da prefeitura e ainda favorece a transparência das informações dos entes federados ao público.
“Neste primeiro momento, fizemos a apresentação do novo sistema aos servidores. As próximas etapas serão a implantação do sistema e a capacitação dos servidores. A expectativa é de que esse novo sistema esteja em perfeito funcionamento até o final deste ano”, acrescentou Pablo Ianela.
O secretário informou ainda que haverá a unificação do sistema entre Prefeitura, Câmara Municipal, Emurpe e Autarquia (Daep).

Siafic
O Siafic – Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle é uma solução de tecnologia da informação, que será gerenciada e mantida pela Prefeitura. O software deve ser utilizado pelos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e órgãos de cada ente.
A base de dados deve ser compartilhada e integrado aos sistemas estruturantes (gestão de pessoas, patrimônio, controle, etc). Também precisa reunir o registro de todos os atos e fatos da administração orçamentária, financeira e patrimonial; além de atualizar e disponibilizar os dados em tempo real à população.
A implantação desse novo sistema está a cargo da Secretaria Municipal de Administração em parceria com as demais secretarias municipais, Setor de Tecnologia de Informação da Prefeitura e Consórcio de Informática.