Iniciativas visam comemorar o Dia do Folclore, lembrado em 22 de agosto
A Prefeitura de Penápolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, convida a comunidade a inscrever-se em duas oficinas artesanais oferecidas neste mês de agosto: Oficina de Bonecas de Pano e Oficina de Artesanato em Fibras Naturais (taboa). Estas oficinas acontecerão nos dias 21, 22 e 23, nas dependências do Museu Municipal de Folclore.
As inscrições já estão abertas e devem ser feitas no próprio museu. Inscrições e cursos serão gratuitos. Qualquer pessoa maior de 10 anos pode participar.
Para a Oficina Bonecas de Pano serão formadas duas turmas: uma com aulas das 08h às 11h e outra das 13h às 16h. Cada turma com 15 vagas. A iniciativa será ministrada pela artesã Shirlei Antônia Dias do Nascimento.
A oficina de Artesanato em Fibras Naturais terá apenas uma turma (período noturno): das 19h30 às 21h30, e será coordenada pelo artesão José Maria dos Santos, da cidade Lourdes/SP.
Ambas as oficinas levarão três dias para finalizar, sendo cursos sequenciais. A realização é por meio da Prefeitura Municipal de Penápolis em parceria a Secretaria de Cultura através do Museu do Folclore de Penápolis.
De acordo com o artesão José Maria, sua oficina usando taboas irá abranger todo o processo do trabalho com fibras naturais, desde a escolha do material a ser utilizado. “Vou explicar aos alunos como deve ser feita a colheita da taboa, nosso material de trabalho, de forma ecologicamente correta”, comentou.
Folclore
A Secretaria de Cultura e o Museu Municipal de Folclore promoverão as oficinas como forma de celebrar o Dia do Folclore, comemorado em 22 de agosto. Justamente por esta razão é que as oficinas foram agendadas para o referido período.
Vale lembrar que o trabalho artesanal é uma das principais características do folclore brasileiro. As oficinas proporcionam ao aluno mais do que técnicas em artesanato.
Podem gerar uma complementação na renda familiar. O artesão José Maria dos Santos sempre sobreviveu do artesanato, inclusive, suas peças são muito requisitadas nas cidades de Bonito e Campo Grande/MS.
Secom/PMP