22 NOV 2023
Festival de Teatro começa amanhã com diversas atrações gratuitas
As atrações gratuitas do FETEP 2023 (Festival de Teatro de Penápolis) começam nesta quinta-feira (23). Espetáculos, show e atividade formativa fazem parte da programação do festival que traz o tema “Retomada e Diversidade”. Todas as atrações são gratuitas e seguem até domingo, dia 26 de novembro.
O FETEP 2023 terá uma grade com seis espetáculos teatrais para pessoas de todas as idades e temáticas variadas. No domingo (26), a programação traz um Show Multicultural, com a participação de diversos artistas negros. Como forma de valorizar os artistas locais, o Festival de Teatro contará com a participação de grupos teatrais da cidade de Penápolis e também da região, como Araçatuba e Birigui.
O “FETEP 2023 – Retomada e Diversidade” é uma realização da Prefeitura de Penápolis e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e conta com importantes parcerias: Sesc Birigui; Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo; Amigos da Arte; Tudo Vira CultSP e Teatralogando
As atrações do Festival de Teatro 2023 acontecerão na Sala Cora Coralina (Rua Irmãos Chrisóstomo de Oliveira, 333 – Centro) e também em espaços abertos como a Praça 9 de Julho e o pátio do Santuário São Francisco de Assis (Igreja Matriz). Para os espaços fechados, os ingressos serão distribuídos uma hora antes, de acordo com a capacidade do local. Já para os espaços abertos, não será necessária a retirada de ingressos.
Segundo o secretário de Cultura, Lucas Casella, essa edição do festival traz o tema “Retomada e Diversidade”. “Desde 2017 o Festival não era realizado e neste ano retomamos o evento cultural, com temas que provocam reflexão sobre a sociedade. Convidamos toda a comunidade para que possam prestigiar o FETEP”, afirmou.

Oficina formativa
Os interessados em participar da oficina formativa “Teatro de Mamulengo: da confecção à ação” ainda podem se inscrever online (Clique aqui para se inscrever). A oficina acontece nos dias 25 e 26 de novembro, para pessoas a partir dos 12 anos. São oferecidas 20 vagas, preenchidas por ordem de inscrição. A oficina será realizada na Sala Multiuso do Museu do Folclore (Praça 09 de Julho, 170) pelo professor Weslley dos Santos Borges.
A oficina busca inserir os participantes no universo do teatro de mamulengo e das formas animadas, levando-os a compreender na teoria e na prática essa manifestação cultural popular brasileira.  A iniciativa também proporciona possibilidades de confecção de bonecos a partir de materiais recicláveis, zelando pela estética e funcionalidade dos mamulengos e busca compreender o cotidiano como potencialidade criativa para a cena teatral.

Confira a programação do FETEP 2023:

Dia 23/11 (quinta-feira)
20h – Espetáculo “Cabaré Brecht”
Cia Alternativa de Teatro
Local: Sala Cora Coralina (rua Irmãos Chrisóstomo de Oliveira, 333, centro)
Classificação 14 anos

Dia 24/11 (sexta-feira)
19h – Espetáculo “Uma cena a la mexicana”
Núcleo Municipal de Teatro
Classificação Livre

20h30 – Espetáculo “Cora e suas raízes”
Tia Chica de Teatro