07 FEV 2024
Prefeitura executa bacias coletoras em diversos bairros da cidade
Recentemente, foi reconstruída a bacia coletora localizada no cruzamento da avenida Olsen com a rua Dr. Mário Sabino
Ao todo, serão reconstruídas 53 bacias coletoras de águas pluviais

A Prefeitura de Penápolis tem dado prosseguimento ao programa de execução de bacias coletoras de águas pluviais, criado pelo prefeito Caique Rossi, em um investimento de aproximadamente R$600 mil. Diversos bairros da cidade recebem a melhoria com a reconstrução das bacias coletoras, popularmente chamadas de valetas.
Recentemente, foi reconstruída a bacia coletora localizada no cruzamento da Avenida Olsen com a rua Dr. Mário Sabino (nas proximidades do Colégio Coração de Maria), um dos pontos de grande fluxo de pessoas e veículos. Atualmente, outras bacias coletoras estão em reconstrução em vários pontos da cidade, como por exemplo, a bacia localizada no cruzamento da avenida Santa Casa com a rua Augusto Pereira de Moraes (esquina da Droga Raia II), outro local de intenso tráfego de veículos.
O prefeito Caique Rossi ressalta que essa era uma das principais reivindicações da comunidade que vem sendo atendida. “Estou muito feliz em poder solucionar um dos principais problemas apontados pela população. Além da recuperação asfáltica com o Programa Asfalto Tinindo, lançamos esse novo programa de reconstrução de bacias coletoras, que vai beneficiar dezenas de ruas, avenidas em vários bairros da cidade”, destacou.

53 bacias
Ao todo, o programa prevê a execução de 53 bacias coletoras de águas pluviais em diversos bairros da cidade, num total de 2.049,75 metros quadrados.
São contemplados com novas bacias coletoras, os seguintes bairros: Sílvia Covas, Residencial Osvaldo Vizoni, Haroldo Camilo, Colina Verde, Jardim Tropical, Jardim Morada do Sol, Residencial São Francisco, Residencial Benone Soares de Queiroz, Jardim Pevi 2, Jardim Tinô, Gargione 4, Gargione 5, Jardim Del Rey, Residencial Miguel Barbeiro, Jardim Ipê, Residencial Santa Leonor, Residencial Florença, Residencial Flávia, Centro, Vila Santa Casa, Residencial Gualter Monteiro, Jardim Brasília, Portal dos Faveiros, Residencial Cagliari, Gargioni e Jardim do Lago.

Qualidade
O prefeito Caique Rossi ressaltou que as novas bacias coletoras são construídas com uma espessura maior de concreto, portanto, garante mais qualidade e durabilidade. “Como a espessura do concreto é maior, o tempo de cura também é maior. Por isso pedimos a colaboração e compreensão da comunidade, no período em que o trânsito nesses cruzamentos ficará interditado. Porém, é uma obra necessária, prevista para durar mais de 20 anos”, acrescentou o prefeito.
A empresa contratada é a Paiva Construções e Terraplanagem Ltda, vencedora do processo de licitação, no valor de R$588.107,85. A empresa é responsável pelo fornecimento de materiais e mão de obra necessária para a realização dos serviços.
O recurso para a execução dessa importante obra é oriundo de convênio com o Ministério da Economia no valor de R$100 mil, sendo o restante de contrapartida do município.