Quinta-feira, 02 de Maio de 2024
19 ABR 2024
Projeto “Cine Resistência” começa hoje em Penápolis
A Secult – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo convida toda comunidade para prestigiar as ações do projeto “Cine Resistência: um passo inicial para reflexões sociais brasileiras” que começa hoje (19), com a exibição gratuita da Mostra de Clipes da Under Filmes – produtora independente de audiovisual de Penápolis. A sessão terá início às 19h, no Anfiteatro do CEU das Artes (rua Manoel Foz, 515 – Vila Aparecida). Entrada franca.
O projeto “Cine Resistência” foi idealizado pela Under Filmes e contemplado pela Lei Paulo Gustavo, o que permitiu sua viabilização ao público, de forma gratuita e com acessibilidade. O projeto acontecerá de abril a dezembro de 2024, com exibições mensais gratuitas de filmes, vídeo clipes, curtas e documentários (a maioria produções brasileiras), além de rodas de conversas entre o público e convidados.
De acordo com publicitário e filmmaker da Under Filmes, Thiago Kazel Tonello, a ideia do projeto surgiu depois de constatar que as obras audiovisuais nacionais são pouco assistidas pelo público geral e também pela dificuldade de acesso a salas de cinema para pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social. “Portanto, o ‘Cine Resistência’ contará com exibições gratuitas de produções nacionais, em espaços com acessibilidade arquitetônica e estrutural, como escolas, praças e demais prédios públicos”, comentou.

Temáticas
Para a atriz, fotógrafa e editora de vídeo da Under Filmes, Fabiana Harumi Suguiura da Silva, o projeto “Cine Resistência” é importante para a sociedade, pois exibirá títulos que abordam temáticas como depressão e prevenção ao suicídio, capacitismo, preconceito social/racial, LGBTQIAPN+, e a importância da educação como agente modificador em periferias.
Após a exibição audiovisual, haverá uma roda de conversa entre o público presente e profissionais capacitados, fomentando discussões sadias e enriquecedoras sobre a temática abordada na obra.
“Vale lembrar que também teremos acessibilidade comunicacional, com tradução simultânea em libras durante as rodas de debate que acontecerão após as exibições”, acrescentou Fabiana Harumi.

Confira a programação do Cine Resistência:

- Hoje 19/04/24 (sexta-feira) – “Mostra de Clipes”
19h – Anfiteatro do CEU das Artes

- 03/05/24 (sexta-feira) – “Beira Infarto”
19h – Sala Cora Coralina

- 24/05/24 (sexta-feira) – “Serra Pelada”
19h – Praça 9 de Julho

- 28/06/24 – “Bingo o Rei das Manhãs”

- 26/07/24 – “Rio 2”
19h – Anfiteatro do CEU das Artes

- 30/08/24 – “O ano em que”
19h – Sala Cora Coralina