Sexta-feira, 03 de Maio de 2024
21 ABR 2024
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
Sedes promove encontro para planejar ações alusivas ao “18 de maio”
No início da semana a Sedes - Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Penápolis - realizou um encontro com a finalidade de discutir, planejar e executar ações alusivas ao dia 18 de maio, data nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
O referido encontro aconteceu na Sala Pedagógica, no Paço Municipal, e contou com a presença de representantes das secretarias municipais, Direção Regional de Ensino, Conselho Tutelar, conselhos de direito, escolas particulares e públicas, sociedade civil organizada, sindicato do comércio, associação comercial, entre outros organismos da sociedade.
De acordo com o titular da Sedes, Pedro Sanches, o intuito das mobilizações é promover a conscientização junto à comunidade acerca de quais são as condutas que caracterizam a exploração e o abuso de menores, e o que a sociedade pode e deve fazer para evitá-las.

Programação
A data deve contar com um mês inteiro de programação diversificada e descentralizada, cujo calendário completo deve ser divulgado nos próximos dias.
Segundo informou o secretário Pedro Sanches, alguns dos eventos já estão definidos, como por exemplo a celebração de início da Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: acontecerá no dia 13 de maio, uma segunda-feira, a partir das 09h na Praça Dr. Carlos Sampaio Filho. Na oportunidade haverá um ato oficial, apresentação de teatro, música e dança, além de distribuição de pipoca, algodão doce e soltura de balões.
Outro evento já definido será no dia 17, sexta-feira, no Núcleo Acadêmico e Cultural da Funepe (antigo Teatro Lúmine). Serão duas apresentações da peça teatral “O Segredo de Léo”, com a Cia Bom Humor de Teatro. As apresentações são dirigidas às escolas públicas e particulares, em duas sessões: às 12h e às 13h45.
O evento de encerramento da Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes também já foi definido para o dia 18, sábado, no pátio do Santuário São Francisco de Assis. Neste dia será realizado no local, a partir das 09h, o projeto “Prefeitura com Você”, totalmente voltado para o tema. No mesmo dia, às 10h, sairá do Santuário uma passeata pelas ruas do comércio, com panfletagem sobre a data.

Data
A data de 18 de maio reafirma a importância de denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra crianças e adolescentes.
A escolha deste dia é uma lembrança a toda a sociedade brasileira sobre a menina sequestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Sanches, então com oito anos.
A menina foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família do Espírito Santo. Até hoje, esse caso causa indignação e revolta.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024