Segunda-feira, 20 de Maio de 2024
09 MAI 2024
CULTURA
Pontos MIS: Inscrições abertas para oficina de construção de história para roteiro
A Secult – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo informa que estão abertas as inscrições para as pessoas interessadas em participar da oficina gratuita “Como um roteirista constrói uma história?”, oferecida pelo Programa Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som), em parceria com a Prefeitura de Penápolis. A atividade será realizada no dia 21 de maio (terça-feira), das 18h às 22h, na Sala Cora Coralina (Rua Irmãos Chrisóstomo de Oliveira, 333 – centro).
A oficina será ministrada pelo roteirista André Pacano, e destinada às pessoas com idade a partir de 12 anos, que queiram aprender mais sobre a escrita de roteiro para cinema, TV, literatura, teatro, HQ e outras formas de contar histórias. São disponibilizadas 30 vagas.
As inscrições devem ser feitas de forma antecipada até o dia 20 de maio (ou até o preenchimento das vagas), por meio de formulário on-line. Menores de idade precisam de autorização dos pais ou responsáveis. Para efetuar sua inscrição CLIQUE AQUI!

Jornada do Herói
Com quatro horas de duração, a oficina “Como um roteirista constrói uma história?” será realizada de forma teórica e prática, com o objetivo de ensinar os alunos como funciona a estrutura de uma narrativa. Na primeira parte da oficina, será abordado o conceito de narrativa clássica para detalhar os principais pontos estruturais da Jornada do Herói, que serve de base para contar qualquer história. Depois serão realizados exercícios práticos, bem como exibição de vídeos/filmes para exemplificação, além de discussão em grupos e tira-dúvidas.
No final, os participantes serão convidados a desenvolver os principais pontos estruturais de uma história autoral, recebendo consultoria do próprio projeto.

Roteirista
André Pacano é formado em Rádio e TV pela Unesp e em cursos de roteiro e direção. Possui seis anos de experiência como produtor de conteúdo audiovisual do MIS-SP (roteiro, direção, captação e edição).
Foi roteirista do programa “Som e Prosa” da TV Unesp em 2015. É roteirista da 2ª temporada da série “Os Under-Undergrounds”, da TV Cultura/Nickelodeon, além de finalista do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2022.

O Programa
O Pontos MIS é um programa de formação e difusão cultural em todo o Estado de São Paulo. As cidades parceiras recebem programações de sessões de cinema, oficinas, palestras, exposições e formação em gestão cultural, tudo de forma gratuita à comunidade, visando a formação de novos públicos para a cultura e para o cinema.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024