Os idosos participantes do projeto Centro Dia do Idoso tiveram na tarde de terça-feira (25) uma Festa Junina, além das comemorações dos aniversariantes do mês. Os idosos puderam aproveitar as comidas típicas, um bingo junino e a quadrilha. A decoração do espaço também contou com a colaboração dos participantes.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Luis Menti Sanchez, ao final de cada mês, a equipe organiza uma festa para os aniversariantes, como parte do projeto socioassistencial “Meu Aniversário”, com bolo, salgadinho e refrigerante. “Agora em junho, fizemos uma festa com a temática junina, aproveitando para comemorar as datas especiais com os idosos atendidos”, contou.
O secretário ainda explicou que, nas atividades de rotina com os idosos, são inseridas ações especiais, como passeios externos, comemorações, entre outros. “Um dos objetivos do projeto é trabalhar a independência dos idosos, incentivar sua autonomia e autoestima”, afirmou.
“Outro ponto trabalhado pela equipe técnica é o pertencimento. Por exemplo, no trabalho de organização e decoração do espaço para a Festa Junina é um método que utilizamos para trabalhar o pertencimento, para que o idoso se sinta parte da comunidade, de um grupo e de suas famílias”, acrescentou o secretário.
No dia 2 de julho, às 18h, a Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Social) realizará uma Festa Junina no Ginásio Municipal de Esportes "Pref. Nagib Sabino", o Nagibão, para as famílias atendidas pela assistência social e os idosos do Centro Dia.
Centro Dia
O Centro Dia está instalado em uma ampla residência localizada na avenida Franklin Hecht, na Vila Martins. O espaço é totalmente adaptado para atender 35 idosos em situação de vulnerabilidade social, para promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida.
Atualmente, 13 idosos são atendidos pelo serviço. Os demais participantes estão afastados por licença saúde, aguardando a liberação para voltar a frequentar o Centro Dia.
O Centro Dia do Idoso conta com uma equipe multidisciplinar, composta por assistente social, enfermeira, técnico de enfermagem, educadores físicos, cozinheira, serviços gerais, motorista, assistente administrativo, entre outros profissionais. A avaliação e triagem dos idosos são realizadas pelo Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e pela equipe do Centro Dia.
Secom – PMP