A Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Social) alerta às famílias inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) sobre a importância de manter as informações atualizadas. Famílias que recebem o Bolsa Família ou outro benefício e que não atualizam o cadastro há mais de um ano devem procurar com urgência um dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) da cidade.
Para facilitar a atualização, a Sedes realizou no último sábado (19) um mutirão de cadastramento nas duas unidades do Cras. Foram atualizados cerca de 60 cadastros. A equipe já programou um novo mutirão para o dia 23 de novembro. A atualização é necessária pois as famílias podem ter o benefício bloqueado.
O secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Luis Menti Sanchez, explicou que a atualização do cadastro deve ser feita anualmente ou sempre que houver mudanças na família.
“Se a família mudar de endereço ou de telefone, tiver alguma alteração em sua renda mensal ou no estado civil, no nascimento, adoção ou falecimento de algum membro da família, o cadastro deve ser atualizado. Isso é importante para que as famílias não tenham seus benefícios bloqueados ou até mesmo cancelados”, afirmou.
A atualização do CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais) é um dos mecanismos de controle dos programas do Governo Federal. Qualquer alteração, como mudança de endereço ou de renda, localização da escola dos filhos para acompanhamento da frequência escolar, além da composição familiar devem ser comunicadas.
Com as informações atualizadas, é possível identificar exatamente a situação em que sua família se encontra para participação nos programas sociais do governo. E para receber os comunicados dos programas são utilizadas as últimas informações cadastradas.
O secretário de Desenvolvimento Social ainda reforçou a importância de manter os dados do CadÚnico atualizados. “Esse sistema federal é a porta de entrada para diversos benefícios sociais, como o Bolsa Família, Baixa Renda de Energia Elétrica, entre outros. Para recebê-los, é fundamental que as famílias mantenham os dados em dia”, enfatizou Pedro Sanchez.
Serviço
O Cras Planalto “Yone Lacava Pereira” está localizado na rua Manoel Foz, 515 - Vila Aparecida, junto ao CEU das Artes. O telefone é (18)3653-4893. O Cras Eldorado “Maria Teresa Lopes Garcia Waldemarim” fica na rua Manoel Arroio Valero, n° 201, Jardim Morada do Sol e o telefone é (18)3653-7291.
Secom – PMP