A equipe gestora da Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Social) realizou no dia 21, o planejamento estratégico da política pública de assistência social para o período de 2025 a 2028. Na ocasião, foram elencadas as prioridades de investimentos, de acordo com as necessidades da rede socioassistencial.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Luis Menti Sanchez, o desenvolvimento da política pública de assistência social é uma responsabilidade da secretaria. “Esse planejamento está alinhado com a continuidade do avanço da política pública, com o plano de governo e com as diretrizes dos governos estadual e federal”, afirmou.
“A partir desse planejamento, é produzido um relatório que será entregue ao prefeito Caique Rossi. Essas informações irão nortear as atualizações do Plano Municipal de Assistência Social e do Plano Decenal da Política Pública de Assistência Social que serão feitas em 2025”, acrescentou Sanchez.
Entre as ações previstas no planejamento, está a implantação do terceiro Cras (Centro de Referência de Assistência Social) para atender a região do bairro Sílvia Covas. “Também será implantado o Centro de Referência da Mulher, uma unidade específica para atendimento e acompanhamento de mulheres vítimas de violência”, destacou o secretário.
Outra meta da Secretaria de Desenvolvimento Social será ampliar a descentralização dos serviços socioassistenciais, para facilitar o acesso das famílias. “A ampliação de vagas para acolhimento de idosos e a aquisição de mais um micro-ônibus adaptado para o centro dia são algumas das metas voltadas para população idosa”, contou.
O planejamento estratégico ainda traz a criação e implantação do Serviço Família Acolhedora e do Programa “E agora José?”, voltado ao combate à violência contra a mulher. Outra ação planejada será a reativação da Cozinha Comunitária da Prefeitura de Penápolis.
Secom – PMP