O Centro de Referência Especializado de Assistência Social - Creas “Valdemar Ferreira” de Penápolis e o Núcleo de Escuta Especializada, órgãos vinculados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, realizaram no último dia 17 uma reunião com representantes da Diretoria Regional de Ensino.
A reunião ocorreu nas dependências da Funepe (Fundação Educacional de Penápolis) e teve como propósito o alinhamento e aprimoramento das ações definidas para cumprimento do Protocolo de Escuta Especializada nas escolas estaduais do município.
O Núcleo de Escuta Especializada de Penápolis funciona desde 2023 como um serviço destinado a ouvir crianças e adolescentes vítimas de violência. Trata-se de um instrumento de proteção social especializada dentro da estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Social.
O Núcleo de Escuta Especializada atua para garantia de direitos da criança e do adolescente, no que diz respeito tanto à identificação como ao encaminhamento de questões relacionadas à violência em todos os seus aspectos (física, psicológica, sexual e institucional).
O serviço possui equipe de profissionais (assistente social, psicólogo, enfermeiro e pedagogo), trabalhando em conjunto com toda a rede de serviços de proteção social do município, e seu monitoramento é realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
A construção do protocolo/fluxo de atendimento do Núcleo de Escuta Especializada foi feita em parceria com os demais órgãos integrantes do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente do município.
O protocolo de funcionamento foi elaborado pelos membros do Comitê Intersetorial da Escuta Especializada, com base legal estabelecida na Constituição Federal de 1988 e no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Secom – PMP