A Secult – Secretaria Municipal de Cultura e Turismo deu início à implantação do Núcleo Municipal de Audiovisual, que oferecerá aulas gratuitas de cinema, voltadas à comunidade, visando a formação de cineastas penapolenses.
Segundo informou o secretário de Cultura, Lucas Casella, o novo Núcleo de Audiovisual funcionará a exemplo dos já existentes Núcleo de Teatro e Núcleo de Dança. “Ano após ano, os Núcleos de Teatro e Dança têm oferecido aulas gratuitas, contemplado crianças, jovens e idosos com atividades formativas e descobrindo novos talentos. É dessa mesma forma que o Núcleo de Audiovisual deverá funcionar em Penápolis”, adiantou o secretário.
No final do mês junho, a Secult promoveu a Oficina “Criação e Manutenção de Cineclubes”, ministrada pelo cineclubista e gestor cultural Hélvio Tamoio, com a participação de pessoas dispostas a contribuir para a implementação e aprimoramento de um cineclube em Penápolis.
No dia 20 de junho, durante a abertura da oficina de Cineclube, o prefeito Caique Rossi e o secretário municipal de Cultura, Lucas Casella, receberam a doação de aparelhagem para exibição de filmes.
“Com esses equipamentos, podemos dar início às atividades do Núcleo de Audiovisual, começando pela exibição de filmes gratuitos à comunidade em nosso Cineclube”, comentou Casella.
De acordo com o secretário, o Núcleo de Audiovisual terá várias frentes de atuação, oferecendo aulas teóricas e práticas de elaboração de roteiro, produção e edição dos vídeos, exibição dos filmes à comunidade e discussão/reflexão pública sobre as produções exibidas.
“Com a aparelhagem que recebemos, conseguimos implantar apenas uma parte do trabalho, que é a exibição e discussão dos filmes. Entretanto, a Secult investirá também na aquisição de equipamentos de produção e edição de vídeos, como câmeras especiais e computadores da ilha de edição, para a implantação completa do Núcleo de Audiovisual”, explicou Lucas Casella.
Formação
O prefeito Caique Rossi destaca o caráter formativo dos Núcleos Municipais. “Nosso objetivo é investir na formação dos nossos artistas e quem sabe em breve teremos um grupo de cineastas penapolenses”, almejou o prefeito.
A aparelhagem de exibição de filmes foi entregue ao município pela produtora Under Filmes Independentes, de Penápolis. Os equipamentos foram adquiridos pela produtora com recursos da Lei Paulo Gustavo, para a realização do projeto “Cine Resistência”, contemplado pela lei de incentivo. Após a conclusão do projeto selecionado, os equipamentos foram entregues ao município e agora passam a integrar o patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura.
Secom – PMP