Lançada pelo Governo do Estado de São Paulo na terça-feira (08), a plataforma Trampolim também será utilizada por Penápolis, para oferecer vagas de emprego, cursos profissionalizantes e ferramentas de orientação para o mercado de trabalho. O prefeito Caique Rossi participou do evento de lançamento do Palácio dos Bandeirantes em São Paulo.
Também estavam presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Filipe Pinheiro e os vereadores Júlio Caetano, Rodolfo Valadão Ambrósio e Rosenwald Faleiros.
O “Trampolim” é uma plataforma gratuita que reúne, em um só lugar, vagas de emprego, cursos de qualificação, ferramentas de orientação de carreira e apoio para quem busca se recolocar ou crescer profissionalmente. As empresas participantes poderão definir os perfis desejados, divulgar vagas gratuitamente e colaborar na criação de trilhas formativas personalizadas, garantindo uma conexão mais eficaz com candidatos qualificados.
O prefeito Caique Rossi afirmou que o objetivo é ampliar o acesso da população às oportunidades no mundo do trabalho, à qualificação profissional e à geração de renda. “O Programa Trampolim é um instrumento digital integrador, que chega para fortalecer ainda mais as ações de empregabilidade no Estado”, afirmou.
“Em Penápolis, temos orgulho de estar no caminho certo: são quatro anos consecutivos com saldo positivo na geração de empregos, além do crescimento do Produto Interno Bruto Municipal, reflexo direto de um ambiente econômico fortalecido, com mais oportunidades e investimentos. Esses resultados demonstram que o trabalho sério, o planejamento e a união fazem a diferença”, acrescentou o prefeito.
Como funciona?
As empresas cadastradas podem divulgar vagas gratuitamente, definir os perfis desejados e ter acesso a uma base de profissionais qualificados e em desenvolvimento. O Trampolim integra ainda uma rede de parceiros — instituições de ensino, centros de qualificação, associações setoriais e organizações sociais — que alimentam continuamente a plataforma com novos cursos, capacitações e talentos prontos para atuar no mercado.
Aos cidadãos, a plataforma vai centralizar todas as oportunidades disponíveis em um só lugar: cursos de qualificação profissional do QualificaSP e de instituições parceiras, vagas de trabalho, orientação de carreira, elaboração de currículos, preparação para entrevistas, entre outros serviços.
Benefícios
Ao integrar o Trampolim, as empresas contam com uma série de benefícios estratégicos como a qualificação sob medida, o acesso a talentos diversos, a redução de custos e tempo no recrutamento, o fortalecimento da marca empregadora e o acesso a dados estratégicos para decisões assertivas
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Filipe Pinheiro, o município terá o papel de interlocutor da plataforma, entre empresas e pessoas que procuram emprego.
“O município terá o papel de convencer o empresário a utilizar a plataforma, inserir os dados e as vagas de emprego e demais informações. Também será responsável por incentivar o profissional que busca qualificação e oportunidades de trabalho a cadastrar seu currículo na plataforma”, explicou.
Ainda de acordo com o secretário, nos próximos dias, o Governo do Estado fornecerá mais detalhes sobre o funcionamento do programa e informações sobre a adesão das empresas.
Secom – PMP *(Com informações do Governo do Estado)