Os Centros de Referência de Assistência Social - Cras Planalto “Yone Lacava Pereira” e o Cras Eldorado “Maria Teresa Lopes Garcia Waldemarim” realizam quinzenalmente os encontros do grupo de homens, uma novidade para o acompanhamento familiar exclusivo para os homens.
Os primeiros encontros foram realizados em julho. O secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Luis Menti Sanchez, contou que a participação dos homens vem aumentando ao longo dos meses. “Esse é um avanço na política pública de assistência social ao estimular a participação do homem”, afirmou.
“Os grupos com a participação das mulheres são um grande sucesso de participação e já são realizados há muitos anos. Mas uma das nossas metas era incluir os homens neste trabalho de acompanhamento através do serviço Paif (Proteção e Atendimento Integral à Família)”, acrescentou Pedro Sanchez.
“É um trabalho de inclusão e acompanhamento dos homens como integrantes do núcleo familiar, para criar e cultivar um espaço de fala, escuta, reflexão e aprendizado, para fortalecer as relações e os vínculos familiares, além da convivência em sociedade”, explicou Pedro Sanchez.
As equipes dos Cras realizam um trabalho de busca ativa nos territórios para que os homens possam participar das atividades. Os homens interessados podem procurar o Cras mais próximo de sua residência e, após passar por uma avaliação técnica, são incluídos nos grupos de acompanhamento. As atividades acontecem a cada 15 dias.
O Cras Planalto “Yone Lacava Pereira” está localizado na rua Manoel Foz, 515 - Vila Aparecida, junto ao CEU das Artes. O telefone é (18)3653-4893. O Cras Eldorado “Maria Teresa Lopes Garcia Waldemarim” fica na rua Manoel Arroio Valero, n° 201, Jardim Morada do Sol e o telefone é (18)3653-7291.
Secom – PMP