Profissionais da equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Penápolis participaram, no último dia 16, do Encontro de Apoio Técnico do Projeto de Desenvolvimento das Macroatividades da Vigilância Socioassistencial no Estado de São Paulo. O evento, ocorrido em São Carlos/SP, foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, por meio da Coordenadoria de Ação Social (CAS).
De Penápolis estiveram presentes a diretora do departamento de Regulação, Kelli Mouro Forti; a chefe do Serviço de Vigilância Socioassistencial, Luciana Conte; e a assistente social técnica do departamento, Marli Escardoveli.
O encontro foi o primeiro a ser realizado depois do lançamento do projeto, no início do mês de maio. Representantes de 56 municípios estiveram presentes.
Segundo divulgou o Governo de São Paulo, até o fim deste ano serão realizadas pelo Grupo de Gestão do Sistema Único de Assistência Social, ligado à CAS, um total de 12 oficinas dirigidas para os municípios. O objetivo é aprimorar as ações que as cidades já realizam, como o cadastramento no CadÚnico, busca ativa, elaboração de diagnósticos e boletins, e disseminação das informações para a oferta de serviços e para o controle social.
O Projeto de Desenvolvimento das Macroatividades da Vigilância Socioassistencial tem quatro grandes diretrizes que são a padronização de critérios e consolidação de metodologia das macroatividades; criação de redes regionais para compartilhar experiências; aprimoramento de indicadores e georreferenciamento; e por fim o fortalecimento do protagonismo na produção de dados e controle social.
As equipes de Vigilância Socioassistencial têm atribuição de zelar pela qualidade da informação e coordenar os processos de monitoramento e avaliação das situações de vulnerabilidade, riscos e violações de direitos dentro de seus territórios.
Secom – PMP