A saúde penapolense receberá do Governo do Estado de São Paulo recursos de R$ 1 milhão, para custeio e investimento nos serviços municipais de saúde, visando ampliar e fortalecer o atendimento à população. O anúncio foi realizado na última quinta-feira (30), pelo governador Tarcísio de Freitas no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do secretário estadual de saúde, Eleuses Paiva e do prefeito Caique Rossi.
A ação faz parte do programa estadual “Saúde em Dia”. Os recursos destinados à área da saúde serão repassados aos Fundos Municipais para custeio e investimento nos serviços municipais de saúde, visando ampliar e fortalecer o atendimento à população. O aporte financeiro tem origem em transferências voluntárias de parlamentares estaduais e indicações governamentais.
O prefeito Caique Rossi destacou que os recursos contribuem para melhorias na saúde pública para a população. “Essa é mais uma ação para a melhoria da nossa saúde. Temos investido muito em diversas ações que resultaram, por exemplo, em um recorde de cirurgias eletivas, colocando Penápolis como a cidade que mais realizou cirurgias eletivas em 2024 entre todos os 40 municípios que compõem a regional de saúde”, contou.
De acordo com o prefeito, Penápolis saiu de 533 cirurgias eletivas realizadas em 2023 para 1.332 cirurgias em 2024. “Isso se deve aos repasses do governo estadual através do Programa Tabela SUS Paulista, que estabeleceu um sistema de remuneração pelos procedimentos que complementa os valores pagos pelo Ministério da Saúde aos hospitais filantrópicos”, acrescentou o prefeito.
“Agradecemos ao governador Tarcísio de Freitas e ao secretário de Saúde, Eleuses Paiva, grande amigo de Penápolis, que sempre têm uma atenção especial com a nossa cidade, inclusive com a confirmação da construção do AME (Ambulatório Médico de Especialidades)”, enfatizou.
Durante o evento na capital paulista, o governador Tarcísio de Freitas afirmou que o Governo de São Paulo tem como obrigação tentar ajudar, na medida do possível, o trabalho de cada um dos prefeitos.
“Queremos que as gestões sejam bem-sucedidas, porque é nas cidades que as pessoas vivem. Ninguém vive na União ou no Estado. No fim das contas, o que a gente quer é trabalhar junto com as prefeituras para que façam a diferença para a população”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
Secom – PMP (Com informações da Agência SP)