O Programa Capacita Penápolis, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, entregou 1.148 certificados somente no ano de 2025. Durante este período, foram oferecidos gratuitamente 62 cursos em diversas áreas, em parceria com entidades renomadas, como Senai, Senac, Senar e Sebrae.
Segundo dados do Departamento Municipal de Emprego, Relações de Trabalho e Qualificação, os cursos na área de tecnologia e dados representaram 29,4% dos formados, com 338 alunos. Já a área de Gestão e Empreendedorismo representou 25,3% dos alunos certificados, com 291 formados. Nos cursos com o tema Agropecuária e Processamento, foram 256 alunos e na área de Ofícios e Serviços, 263 formados.
O chefe do Departamento de Emprego, Cláudio de Souza dos Santos, analisou que os dados evidenciam a alta demanda por habilidades em análise de dados, tecnologia da informações e desenvolvimento de negócios.
“O curso de Power BI foi um grande destaque, com 138 formados, refletindo a importância da visualização de dados no mercado atual. Na área de Gestão e Empreendedorismo, a diversidade de cursos mostra um interesse equilibrado em competências comportamentais e técnicas de gestão”, destacou.
Expectativa
Para o prefeito Caique Rossi, a cada ano, o programa Capacita Penápolis supera a expectativa na quantidade de alunos formados. “A nossa meta é oferecer e capacitar profissionais para que obtenham boas oportunidades de trabalho, atendendo a demanda das empresas de Penápolis”, afirmou.
“Ano a ano, buscamos evoluir e incrementar a quantidade e os temas dos cursos oferecidos gratuitamente pela Prefeitura. Para 2026, teremos novos projetos para atender às demandas de mercado e uma variedade de cursos em diversos temas, como tecnologia da informação, uma das áreas mais procuradas do programa”, acrescentou Caique.
Entrega de certificados
Recentemente, a Prefeitura de Penápolis realizou a entrega de certificados para os formados no curso de Cuidador Infantil, realizado em parceria com o Senac. O evento contou com a presença do prefeito Caique Rossi e do vice-prefeito Rubinho Bertolini. Dezessete profissionais concluíram o curso, que teve início em agosto e trouxe um conteúdo voltado aos cuidados com o crescimento e desenvolvimento infantil.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Filipe Pinheiro Lourenço de Almeida, enfatizou que a pasta é responsável pelo apoio a empresas e pelo desenvolvimento econômico do município.
“Oferecemos apoio às empresas de Penápolis, em diversas oportunidades. Uma delas, é capacitar trabalhadores nas áreas relacionadas para que supram as necessidades do mercado de trabalho. É um trabalho contínuo e que traz excelentes resultado para o desenvolvimento da cidade”, finalizou o secretário
Secom – PMP