Durante o período de férias escolares, muitas mães e pais se desdobram para inventar brincadeiras ou atividades a fim de preencher a rotina da garotada cheia de energia. Uma boa opção educativa e cultural é realizar um passeio pelo Museu Municipal do Folclore “Profª Anésia Vince Ferreira”, que além de seu rico acervo expográfico, também contempla a exposição “Presépios Artesanais Folclóricos” que está aberta à visitação gratuita.
A exposição de presépios folclóricos iniciou no mês de dezembro e continuará no Museu neste mês de janeiro, com visitas monitoradas de terça a sexta-feira, nos períodos da manhã e tarde, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h. O encerramento da exposição será no dia 25 de janeiro, um domingo, com apresentação de Folia de Reis. O Museu de Folclore fica localizado na Praça 9 de Julho, no centro de Penápolis. Entrada franca.
A exposição “Presépios Artesanais Folclóricos” conta com dezenas de obras confeccionadas por artesãos de diversas partes do Brasil, sendo que cada peça possui símbolos específicos de suas diferentes localidades, ressaltando a grande diversidade cultural brasileira.
Os presépios também se diferem pela escolha dos materiais para sua confecção, sendo encontradas obras produzidas em cerâmica, madeira, palha, tecido, lã e até mesmo materiais reciclados.
Segundo comentou o curador da exposição e responsável pelo Museu de Folclore, Gilson Moreno, frequentemente os artesãos inserem elementos do cotidiano e da paisagem local em suas obras. “Por isso, além das figuras centrais do presépio tradicional que é a Sagrada Família (Jesus, Maria e José), os Três Reis Magos e os animais, o toque folclórico está justamente na personalização das obras feitas por cada artesão, com características particulares.
Interessante
O secretário municipal de Cultura, Lucas Casella, convida toda comunidade para conferir a exposição e aprender um pouco mais sobre o folclore brasileiro. “Fazemos o convite para que os pais aproveitem o período de férias escolares e levem seus filhos para visitar o Museu de Folclore e também o Museu Histórico, a Biblioteca Municipal, o Vagão Histórico, conheçam os equipamentos culturais que temos na Praça 9 de Julho”, disse o secretário.
“Tenho certeza que será um passeio bem interessante, divertido e recheado de boas memórias e muito aprendizado. Oferecemos tudo isso de forma acessível e gratuita para a população”, concluiu Lucas Casella.
Secom – PMP









