Acontece amanhã (08), o “Fórum – Programa Recomeçar”, uma ação para fortalecer parcerias para a inclusão social e a reinserção de cidadãos no mercado de trabalho. O evento da Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Social) ocorre a partir das 9h, no auditório do Daep, localizado na avenida Adelino Peters, 217 – São Vicente.
O Fórum é gratuito e aberto ao público, em especial, aos empresários interessados em participar do Programa Recomeçar. O programa é destinado a promover a inclusão social e a autonomia de pessoas em situação de vulnerabilidade por meio do acesso ao mercado de trabalho.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, Pedro Luis Menti Sanchez, o evento apresentará detalhes sobre o programa e um mapeamento com os perfis das pessoas aptas às oportunidades de trabalho. “Convidamos os empresários e o público para que conheçam essa iniciativa que traz benefícios às empresas e à comunidade”, destacou
Programa
O programa estabelece que as empresas contratadas pela administração pública direta e indireta para prestação de serviços e execução de obras, que demandem mão de obra com qualificação mínima ou não especializada serão incentivadas a aderir voluntariamente ao Programa Recomeçar.
Essas empresas podem destinar um percentual de, no mínimo, 5% de suas vagas para os beneficiários deste programa, como forma de contribuir para a inclusão social e o desenvolvimento local. Essa adesão voluntária das empresas ao Programa Recomeçar pode ser incentivada e detalhada nos editais de licitação e nos contratos administrativos, como um critério de valorização da responsabilidade social da empresa.
Essa política pública de inclusão socioprofissional foi criada pela Lei 3266/2025, de autoria da vereadora Jandineia Fernandes e do vereador Carlos Alberto Feltrin, e regulamentada pelo Decreto 8446/2025.
Secom - PMP