Terça-feira, 16 de Abril de 2024
15 AGO 2014
Solenidade marca reabertura do Museu do Sol hoje à noite

A Prefeitura de Penápolis e a Funarpe (Fundação de Artes de Penápolis), convidam a comunidade penapolense e também da região, a prestigiarem hoje, 15, logo mais às 20h, a solenidade de inauguração das obras de restauração do Museu do Sol, e reabertura daquele espaço à visitação. O evento marca um momento especial para o cenário educacional e cultural do município, pois a cidade ganha de volta um importante patrimônio. A instituição abriga exposição de Arte Naïf.

O Museu do Sol esteve fechado pelos últimos três anos por enfrentar dificuldades financeiras, dificultando, entre outras coisas, a manutenção do prédio histórico, que necessitava com urgência passar por restauro. Por meio de uma parceria com a Fundação que administra o museu, a Prefeitura de Penápolis passou promover ações para sua recuperação, visando devolvê-lo à comunidade.

Através da parceria firmada, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, cede ao Museu do Sol funcionários, como Professora de Artes, Arte Educadora e Auxiliar de Serviços Gerais, que atuam para o desenvolvimento de suas atividades.

Além disso, o município mantém o fornecimento periódico de material de limpeza e efetua o pagamento das despesas de água, energia elétrica e telefone.

Obras

Para que o espaço pudesse ser reaberto hoje à comunidade, o prédio do Museu do Sol passou por uma ampla reforma, efetuada pela Secretaria Municipal de Obras. Entre as inúmeras intervenções em sua parte física, o museu recebeu reparos em trincos e fissuras nas paredes, restauração dos forros de madeira e instalação de pisos cerâmicos na sala principal de exposições, na sala de administração e na biblioteca.

Houve ainda investimentos nas instalações hidro-sanitárias e instalações elétricas, reparos no telhado, inclusive com a substituição de telhas quebradas, e a pintura geral do prédio.

Do lado de fora, foram providenciados reparos nas calçadas de mosaico português, execução de piso para estacionamento e a poda e manutenção dos jardins internos e externos.

Satisfação

O prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, afirmou sentir uma grande satisfação em poder, como gestor público, participar de um momento tão significativo para a sociedade penapolense.

“O Museu do Sol é motivo de orgulho para nossa cidade. Como representantes do poder público, sempre tivemos o empenho em trazê-lo de volta à comunidade, já que somos cobrados pela própria sociedade e também pelo nosso próprio desejo de ver a cultura e a educação sendo proporcionada às gerações de forma acessível”, comentou.

“Convidamos a todos para que participem conosco deste momento importante.

Esperamos que a sociedade nos prestigie e que venha conhecer as melhorias proporcionadas para que este belo e rico patrimônio possa continuar vivo em nossa cidade”, concluiu Célio.