O Prefeito de Penápolis, João Luís dos Santos, esteve nessa segunda-feira, 22, em São Paulo reunido com o Superintendente do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), Ricardo Rodrigues Barbosa Volpi. Durante o encontro, o prefeito João Luís foi informado que o Aeroporto de Penápolis “Dr. Ramalho Franco” já está tecnicamente em condições de receber pousos e decolagens noturnas. No entanto, segundo o Superintendente Ricardo Volpi, existem procedimentos administrativos que ainda estão em curso para efetivação da autorização por parte da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
“O Daesp realizou as obras, implantou as melhorias e preparou toda a documentação necessária. Estamos aguardando as vistorias, que são procedimentos que antecedem a autorização. Antes dessa autorização formal, infelizmente, não é possível colocar em operação o sistema”, esclareceu Volpi.
De acordo com técnicos da Anac, o prazo para a realização dos testes e vistorias e, em seguida, efetivar a autorização para funcionamento do sistema de balizamento noturno, fica em torno de 60 a 120 dias.
“Agradeço o empenho e a gestão do Superintendente do Daesp, Dr. Ricardo Volpi, bem como dos gestores anteriores do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo, que sempre acolheram nossas reivindicações e se colocaram à disposição para implantação de melhorias no Aeroporto de Penápolis. Trata-se de uma grande conquista para a nossa cidade. Inicialmente, alguns anos atrás, a pista do Aeroporto foi totalmente recuperada. Agora, uma antiga reivindicação, o balizamento noturno, também foi implantado”, destacou o prefeito João Luís.
Desenvolvimento local
O Prefeito João Luís também apresentou a proposta de realização de estudos conjuntos entre a Prefeitura de Penápolis e o Daesp para a construção de um Distrito Industrial em torno do Aeroporto de Penápolis. “Dessa forma, facilitaria às empresas fazerem uso da estrutura do Aeroporto para transporte dos produtos”, argumentou o prefeito.
“Como muitas empresas utilizam o transporte aeroviário, acredito que um Distrito Industrial nessa região é uma excelente forma de atrair as empresas e potencializar o Aeroporto para o desenvolvimento local”, disse João Luís.
O superintendente do Daesp, Ricardo Volpi, gostou da iniciativa do prefeito João Luís e se colocou à disposição em colaborar com os estudos, em especial na formatação da logística para o futuro Distrito Industrial próximo ao Aeroporto de Penápolis.
Secom – PMP