A peça é gratuita e conta com a participação do ator e músico João Velho
A Secretaria Municipal de Cultura convida toda a comunidade para prestigiar a última atração do Circuito Cultural Paulista 2012, que será a apresentação do espetáculo teatral “Anticlássico – uma desconferência e o enigma vazio”, no próximo domingo, às 20h, no Teatro Lúmine. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos uma hora antes. Classificação: 14 anos.
O espetáculo “Anticlássico”, do Teatro Clube Paradoxo, é sobre uma bailarina de vermelho saída de um quadro de Dégas que se torna acadêmica no Brasil. Enquanto bebe Campari, ela profere uma desconferência sobre o enigma vazio (metáfora da contemporaneidade). Diz-se amiga íntima da Monalisa e faz saltitar nomes e frases de efeito, cita Benjamim, Foucault, Derrida, diz ter sido namorada de celebridades modernistas como Diaghilev, Nijinsky, Picasso, Kandinsky, ídolos pop como Elvis Presley, Charles Aznavour e ícones contemporâneos como o compositor pós-moderno John Cage.
De acordo com a atriz, escritora, diretora e produtora do espetáculo, Alessandra Colasanti, o discurso da bailarina de vermelho é recheado de epígrafes, nomes e referências para dar sustentação às suas ideias, porém, torna-se um discurso vazio.
Em cena ao seu lado, está o ator e músico João Velho, ao que parece ser o atual affair da bailarina. Um jovem punk concertista que toca sonatas de Chopin e serve a prima dona, num misto de bad-pet-boy e mordomo-sado- maso.
João Velho é filho da atriz e apresentadora Cissa Guimarães e do ator Paulo César Peréio. Seu trabalho como ator e músico ficou conhecido nacionalmente ao estrear na televisão em uma das temporadas da novela juvenil Malhação, quando interpretou o personagem Olavo Ribeiro Jr, o “Catraca”, baterista da fictícia Vagabanda.
Crítica
O espetáculo “Anticlássico” é muito bem avaliado pela crítica nacional, com matérias especiais no Jornal do Brasil e O Globo. Segundo as publicações, as aventuras artísticas e sexuais da bailarina formam uma viagem louca pela história de cultura ocidental. É um espetáculo que não só diverte, mas também trata bem a inteligência da plateia.
Serviço:
Anticlássico - Uma Desconferência e o Enigma Vazio de Alessandra Colasanti
Dia 11/11 (domingo) – 20h – Teatro Lúmine
Duração: 80 min
Classificação: 14 anos
Entrada franca
* Os ingressos devem ser retirados no local com uma hora de antecedência
Secom – PMP