O prefeito de Penápolis, João Luís dos Santos (PT) esteve reunido em Brasília com o Ministro do Trabalho, deputado Brizola Neto (PDT) e assessores do Ministério do Trabalho para apresentação do Termo de Adesão do Programa Projovem Trabalhador e reiterando pedido de parcerias para qualificação e capacitação de mão de obra na cidade.
Segundo o Ministro Brizola Neto, o Ministério de Trabalho, tradicionalmente, tem realizado parcerias com os Estados, sindicatos, centrais sindicais e organizações sociais. “No entanto, estamos percebendo que os Municípios são ótimos parceiros e, certamente, iremos ampliar nossos convênios e parcerias com as cidades, como nos propôs o Prefeito João Luís, de nossa querida Penápolis. Os municípios sabem onde investir e quais demandas a serem atendidas”, disse Brizola.
O ProJovem Trabalhador visa preparar o jovem para o mercado de trabalho e fomentar a geração de oportunidades de trabalho, negócios, inserção social e visão empreendedora. O Programa visa atender os jovens desempregados com idades entre 18 e 29 anos, e que sejam membros de famílias com renda per capta de até meio salário mínimo.
O ProJovem Trabalhador unificou os programas Consórcio Social da Juventude, Juventude Cidadã e Escola de Fábrica. A faixa etária foi ampliada para jovens entre 18 e 29 anos. Anteriormente, os programas atendiam aos jovens de 16 a 24 anos.
Os participantes receberão um auxílio financeiro mensal, durante seis meses, mediante comprovação de frequência. Os cursos de qualificação serão de 350 horas/aula.
Segundo o Prefeito João Luís, nos últimos anos tem havido investimentos na formação e qualificação da mão de obra em Penápolis. “Realizamos e estamos realizando o maior programa dessa natureza na história de nossa cidade, por meio do CAT, Projeto Incubadora, SEBRAE, parcerias com o Senai e outros programas alternativos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Trabalho e Turismo. É o Programa Qualificar para Empregar, que tem possibilitado a atração de empresas e criação de centenas de novos empregos em Penápolis”, falou João Luís.
“A parceria com o Ministério do Trabalho virá em boa hora para nossa cidade, em 2013, ampliando a oferta de capacitação para a população de Penápolis”, concluiu o prefeito.
Secom – PMP