Cerca de 30 mulheres penapolenses participaram da formatura da primeira turma do Programa Mulheres Mil, realizado em Penápolis pelo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), por meio de parceria entre a Prefeitura Municipal e Instituto Federal de Educação e Ciência e Tecnologia de São Paulo – campus de Birigui.
A cerimônia de formatura e entrega dos certificados aconteceu no dia 21 de dezembro, no Instituto Federal Educação, em Birigui. O curso teve início no dia 01 de outubro e terminou dia 19 de dezembro desde ano, com carga horária de 160 horas. As mulheres participantes tiveram noções de língua portuguesa, sustentabilidade, empoderamento, matemática, cidadania, informática e empreendedorismo. As aulas aconteceram na Emef Elza Nadai Silvino, no Jardim Pevi.
Também foi realizado um curso profissionalizante de Cabeleireiro com noções de corte, penteado, escova e progressiva, ministrados pelos profissionais César Cabeleireiro e Kátia Martins. Essa atividade foi realizada no Centro Comunitário do São Francisco. Cada mulher participante do Programa recebeu uma bolsa de R$720,00, referente aos três meses.
Objetivo
O Programa Mulheres Mil tem como objetivo oferecer cursos de profissionalização e complementação de estudos às mulheres em vulnerabilidade social. A oferta do cursos de formação promoverá autonomia da mulher e a criação de oportunidades no mercado de trabalho para que consigam melhorar a qualidade de suas vidas e de suas comunidades.
O Programa é uma das ações do Plano Brasil Sem Miséria ofertado pelas instituições públicas dos sistemas de ensino federais, estaduais e municipais. Foi possível a realização do programa no CRAS de Penápolis em virtude da parceria Prefeitura Municipal de Penápolis e Instituto Federal Educação e Ciência e Tecnologia de São Paulo de Birigui.
Secom – PMP