Há vários anos, o Lions Club de Penápolis desenvolve o projeto “Boa Visão”, como objetivo de beneficiar os estudantes carentes da rede municipal de ensino com óculos de grau. Neste ano, cerca de 200 alunos da Pré-Escola e do 1º Ano do Ensino Fundamental foram identificados na sala de aula com algum problema visual. Todos eles passarão por uma consulta oftalmológica na Clínica de Especialidades, e se constatada a necessidade de lentes corretivas, todos receberão os óculos de forma gratuita.
Nesta semana, dezenas de alunos já passaram por consulta oftalmológica na Clínica de Especialidades e os demais passarão pelo mesmo procedimento nos próximos dias. São agendadas 45 crianças por dia.
Após os exames no consultório médico, a receita dos óculos é enviada para o Lions Club que entrega na óptica parceira do projeto. Acompanhada dos pais, a criança pode ir até à óptica escolher os óculos de sua preferência e depois retirá-lo sem custo algum, já que as armações e lentes são custeados pelo Lions Club e óptica parceira.
Vale ressaltar que esse projeto é direcionado às crianças carentes, ou seja, existe um critério social para a doação dos óculos pelo Lions Club.
Boa Visão
O projeto “Boa Visão” é realizado pelo Lions Club em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A criança que precisa usar óculos passa por várias fases de testes.
Primeiro o professor identifica alguma dificuldade da criança em sala de aula e aplica o teste de acuidade visual. Se constatado o problema, o aluno é direcionado ao Lions Club para novos testes visuais. Se confirmado, é encaminhado para consulta oftalmológica na Clínica de Especialidades para diagnóstico preciso do grau dos óculos.
Neste ano, a Secretaria Municipal de Educação priorizou os testes nos alunos da Pré-Escola e 1º Ano do Ensino Fundamental e casos excepcionais das demais séries, como por exemplo, os novos alunos que vieram de outras escolas e cidades. Os demais alunos da rede municipal já passaram por esses testes do projeto “Boa Visão” em anos anteriores.
Secom – PMP