Em um trabalho preventivo para evitar danos nos períodos chuvosos, a Secretaria de Obras e Serviços da Prefeitura de Penápolis tem executado manutenção em diversas estradas rurais. Os serviços se concentram em trechos mais críticos e tem o objetivo de prevenir a deterioração das estradas durante os períodos de chuvas.
Segundo secretário de Obras, o engenheiro Dirceu Araújo do Valle, neste período de poucas chuvas, é necessário executar a manutenção preventiva das estradas rurais. “Temos cerca de 600 quilômetros de estradas rurais e com o trabalho preventivo, principalmente em época de seca. Com este trabalho, durante o período de chuvas, não teremos problemas”, destaca.
Manutenção
Um dos pontos onde ocorre a manutenção é a Estrada do Catalan, localizada no bairro Centro Rural. “O trecho estava bastante deteriorado, com o leito carroçável degradado. Para corrigi-lo, estamos fazendo um levantamento do greide de mais de 2 metros de altura, para recuperar o traçado original da pista”, explica o secretário. Após a conclusão da movimentação de terra, será feito o acabamento da pista e a colocação de cascalho.
A equipe da Secretaria de Obras também trabalha no bairro Saltinho do Sessenta, na Estrada do “Tonico Lobo”, na divisa entre Penápolis e Alto Alegre. O trecho mais deteriorado está localizado no local conhecido popularmente como subida do “Tião do Raul”.
“Neste trecho há um assoreamento causado pelo acúmulo de areia proveniente de enxurradas vindas de propriedades rurais que não possuem curvas de nível de forma correta”, esclarece Dirceu. As areias retiradas deste ponto são aproveitadas em outros locais onde é necessário recuperar o leito carroçável.
Obras concluídas
Os trabalhos de manutenção já foram concluídos em outros dois locais, a Estrada do Bairro Araponga e a do Bairro Saltinho do Sessenta. Nas duas vias, foi feita a manutenção, correção e o levantamento do leito carroçável, além da sua recomposição com camada de cascalho compactado.
Secom – PMP