Foi realizado no último dia 22, no anfiteatro do CEU das Artes, uma palestra direcionada aos profissionais da área de Enfermagem que atuam na rede municipal de Saúde de Penápolis. O objetivo foi proporcionar capacitação continuada a enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem sobre os cuidados com pacientes que convivem com ostomia.
A ostomia é uma intervenção cirúrgica pode ser usada para criar uma abertura de eliminação das fezes ou da urina dos pacientes; a abertura é feita na parede abdominal. Assim, esses pacientes ostomizados precisam utilizar uma bolsa que recolhe o conteúdo eliminado. Portadores de traqueostomia e os que usam cateteres ou sondas, também são considerados ostomizados.
Para abordar o tema junto aos profissionais da rede, esteve à frente da palestra a enfermeira Elaine Pedrosa. Cerca de 40 pessoas acompanharam as orientações.
Segundo a enfermeira da Secretaria de Saúde da Prefeitura, Juliana Hino, que também assistiu à palestra, toda equipe presente considerou excelente a oportunidade de aprendizado. Ela revelou que, para que mais profissionais da rede tenham acesso a este conteúdo especializado, uma nova capacitação sobre o tema será realizada em outubro, atingindo novas equipes.
“A ostomia é uma situação que faz com que o indivíduo precise se adaptar à nova condição. Entretanto, com a ajuda de profissionais especializados e tomando os cuidados necessários, em pouco tempo o paciente consegue ter boa qualidade de vida”, comentou Juliana.
“Acreditamos que com iniciativas como essa nossos profissionais possam, cada dia mais, prestar atendimento de qualidade à nossa população”, concluiu.
Secom – PMP