O novo caminhão compactador de lixo adquirido no final de agosto pelo Daep (Departamento Autônomo de Água e esgoto de Penápolis), iniciará suas atividades nos próximos dias. O equipamento, que tem capacidade para transportar 19 metros cúbicos de resíduo (equivalente a 12 toneladas), é uma aquisição que faz parte do plano de investimentos do Daep para melhorar os serviços prestados à população. O valor investido foi de R$ 358 mil.
O caminhão é modelo Truck (6x2), zero quilômetro, com chassi acoplado a um coletor compactador novo, e foi adquirido por meio de pregão presencial. Ele possui motor seis cilindros em linha Turbo Diesel, e sinalização externa, conforme normas do Conselho Nacional de Trânsito.
Segundo explicou o presidente do Daep, Edson Bilche Giroto (Batata), o plano traçado é renovar a frota anualmente e reduzir o uso de veículos antigos que geram gastos com manutenção devido ao desgaste de uso.
“Outra medida que está em andamento, é a revisão da área de abrangência dos setores da coleta de lixo domiciliar, uma vez que a cidade cresceu e os setores continuam do mesmo tamanho, ocasionando uma desproporção para as equipes de trabalho”, comentou o presidente.
“Este trabalho está sendo desenvolvido por uma empresa contratada para esta finalidade e em breve deverá apresentar a nova divisão setorial”, acrescentou ele.
“Assim queremos melhorar a logística da coleta de lixo doméstico. Atualmente Penápolis é divida em 11 setores para a coleta de lixo, cada um com 30 km, em média. Com o novo caminhão o número de viagens para a Central de Tratamento de Resíduos irá diminuir, pois ele tem maior capacidade de armazenamento até o descarte final”, concluiu Batata.
Secom – PMP