A Prefeitura de Penápolis iniciou nesta semana a limpeza do córrego Maria Chica, fazendo a retirada de materiais acumulados no fundo da canalização. A limpeza do canal vem sendo feita no trecho do córrego compreendido a partir da rodovia Arnaldo Covolan, próximo ao Centro de Lazer, até a ponte da rua Ceará, além de outros pontos críticos ao longo do canal.
A operação de limpeza é realizada em parceria pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços, do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, e Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado.
De acordo com informações do chefe do Serviço Municipal de Infraestrutura Urbana, César Rodrigues Borges, o acúmulo de areia trazida até o fundo do canal pelas enxurradas que deságuam no córrego, provocou o crescimento de vegetação.
Além disso, segundo ele, também existem outros resíduos acumulados, como galhos e até mesmo lixo descartado incorretamente por populares.
“Por isso é necessária essa intervenção para retirar materiais recicláveis, areia e a vegetação que se instalou na canalização. Assim conseguimos garantir melhor vazão do leito e maior capacidade de recebimento de água das galerias”, comentou.
Para a execução da limpeza, são utilizadas máquinas do Daep, como uma escavadeira hidráulica e uma bobcat (mini pá-carregadeira), que fazem a retirada dos materiais acumulados. Funcionários e caminhões das Secretarias de Obras e Agricultura também auxiliam no transporte dos resíduos retirados do córrego.
Durante a ação, a Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana faz a sinalização de advertência com cones, alertando os motoristas, ciclistas e pedestres sobre a execução dos serviços. A conclusão da limpeza do córrego Maria Chica está prevista para os próximos dias.
Numa segunda etapa dos trabalhos, a equipe do Consórcio Lajeado realizará o serviço de manutenção e limpeza junto às margens do Maria Chica. Os trabalhos, como poda de árvores, roçagem da grama e recolhimento dos resíduos, são executados em toda a extensão que corta a cidade.
Secom – PMP