Foram iniciadas ontem (18), as obras para a troca da pavimentação da avenida Luis Osório, no trecho entre a avenida Antonieta Vilela Ferreira e rua Altino Vaz de Mello. O pavimento em bloquetes será substituído por CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente), material de alta durabilidade.
Os trabalhos forma iniciados pelo trecho da avenida, localizado entre as ruas Brasil e Altino Vaz de Mello. A previsão é que este trecho seja liberado para o trânsito na manhã de sexta-feira (20). Hoje as obras serão realizadas em um novo trecho, entre as ruas Fernando Ribeiro de Barros e Brasil.
Segundo o secretário municipal de Obras, o engenheiro Dirceu Araújo do Valle, a remoção dos bloquetes está sendo feita em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Obras e a Noromix Concreto S/A, empresa vencedora da licitação pública para a execução das melhorias.
“Optamos por retirar o pavimento antigo em um trabalho em conjunto para que os custos da obra sejam mais baixos, evitando onerar os cofres públicos e reduzindo a contrapartida da Prefeitura no convênio”, destaca. O secretário também explica que os bloquetes eram assentados em uma camada de areia.
“Por isso, precisaremos preparar o solo, para a implantação de uma base em brita. Hoje será feita a selagem do pavimento para inibir qualquer desgaste que possa acontecer em casos de chuva. Só então, o local será pavimentado”, afirma.
Ainda segundo Dirceu, os bloquetes retirados da avenida Luis Osório serão armazenados em local apropriado para serem utilizados em outras melhorias. “Este material pode ser utilizado na construção de calçadas em espaços públicos, como praças e hortas comunitárias”, conta.
Convênio
Para esta obra, serão utilizados recursos do convênio com a Secretaria da Casa Civil do Governo do Estado de São Paulo, conquistado com o apoio do deputado estadual Gilmar Gimenes. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 307 mil em 7.617,33 metros quadrados de recuperação e recapeamento asfáltico.
O mesmo convênio ainda prevê a retirada dos bloquetes do trecho da rua Ramalho Franco, localizado entre as avenidas Marginal Maria Chica e Adolpho Hecht (da Prefeitura a Linha Férrea), e a pavimentação em CBUQ.
Os recursos também serão aplicados no recapeamento asfáltico de outro trecho da avenida Luis Osório, entre as ruas Mário Sabino e Ramalho Franco. Neste caso, serão recuperados um total de 2 mil metros quadrados. Também na região central, a rua São Francisco será recapeada, entre as avenidas Luis Osório e Bento da Cruz.
O prefeito Célio de Oliveira destacou que esta obra modificará o centro da cidade. “A retirada dos bloquetes era um pedido antigo da população, pois o pavimento apresentava muitas irregularidades, prejudicando o trânsito. A empresa vencedora da licitação garantiu que as obras serão entregues até novembro, para não prejudicar a venda do comércio no período de Natal”, contou.
Secom – PMP