Na tarde de quarta-feira (25), uma interrupção no fornecimento de energia elétrica em alguns bairros da cidade prejudicou o fornecimento de água em diversos locais. A falta de energia também atingiu a Estação de Captação e a Estação de Tratamento de Água do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis).
Aproximadamente às 14h, a falta de energia causou a parada nas bombas que fazem o bombeamento da água para o sistema de distribuição nas redes. Segundo o presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, a previsão da concessionária era que a energia retornasse às 17h.
“Devido ao alto consumo por ser um dia de alta temperatura e feriado municipal, o Daep registrou uma baixa no reservatório em 30% de sua capacidade, desde quando os motores foram desligados. Quando o fornecimento de energia elétrica voltou, logo após as 15h, o sistema reiniciou sua operação normalmente”, explicou.
Ainda de acordo com o presidente, a aquisição de geradores para suprir a falta de energia elétrica no sistema de abastecimento de água está em estudo e prevista no Plano de Ação.
“Devido à elevada potência exigida para os geradores, o valor deste investimento é bastante alto, além da necessidade de obras para adequar os conjuntos motobombas para sua instalação. Estamos estudando e planejando sobre como executar esta melhoria”, finaliza o presidente do Daep.
Secom – PMP