Sexta-feira, 03 de Maio de 2024
19 NOV 2017
Santa Casa aumenta em 30% o número de cirurgias eletivas
De julho a outubro do ano passado a Santa Casa realizou 176 cirurgias eletivas; neste ano já foram efetuadas 240 cirurgias no mesmo período

Diante da crise de recursos financeiros enfrentada não só na entidade, mas em todo o país, a Santa Casa de Misericórdia de Penápolis tem feito um grande esforço para continuar atendendo a população com qualidade. Felizmente, com o empenho de toda a equipe, o hospital tem inclusive superado positivamente algumas expectativas, como é o caso das cirurgias eletivas (aquelas em que se pode escolher a data). Neste segundo semestre elas aumentaram aproximadamente 30% em comparação ao mesmo período de 2016.
De julho a outubro do ano passado a Santa Casa de Penápolis realizou um total de 176 cirurgias eletivas; neste ano de 2017 já foram efetuadas 240 cirurgias como estas, também no período de julho a outubro.
Vários outros procedimentos cirúrgicos também estão sendo feitos agora no decorrer de novembro, e outros tantos já estão agendados para o mês de dezembro.
Ainda para termos comparativos, a Santa Casa divulgou o número geral de cirurgias eletivas de todo o ano passado: de janeiro a dezembro de 2016 foram 470 procedimentos do tipo, enquanto que em 2017, somente até outubro, esses números já eram de 426. Restam ainda computar os dois últimos meses, o que conforme os agendamentos, reflete uma perspectiva de ultrapassar bastante a marca do ano anterior.

Governo Federal
De acordo com a gestora da Santa Casa de Penápolis, Renata Cristina Vidal, o aumento desses dados demonstra três pontos muito importantes. “O primeiro é que conseguimos realizar mais cirurgias por conta de recursos adicionais para este fim, liberados pelo Governo Federal aos municípios. Estes municípios, em especial os integrantes do Consórcio de Saúde - Cisa -, escolheram a Santa Casa de Penápolis para realização das cirurgias” explicou ela.
“A segunda questão é que isso está fazendo com que haja diminuição da demanda reprimida existente no Consórcio de Saúde”, destacou.
“E o terceiro ponto importante a ser considerado é o fato do nosso hospital ter trabalhado com correção e agilidade no atendimento aos municípios do Cisa, e com isso ter favorecido a decisão da regional de Araçatuba de encaminhar para Penápolis também os pacientes que pertencem àquela região”, revelou a gestora.
“A região de Araçatuba estava tendo dificuldades para realizar todas essas cirurgias liberadas pelo governo e acertou o direcionamento para a Santa Casa de Penápolis. Portanto estão sendo atendidas aqui as cidades de Auriflama, Bento de Abreu, Bilac, Guzolândia, Nova Castilho, Nova Luzitânia, Rubiácea, Santo Antonio do Aracanguá e Valparaíso”, citou.
“Portanto a Santa Casa está recebendo o dinheiro que o Governo Federal destinou a estes municípios e que os mesmos, por não terem hospitais para realizar, estão vindo fazer as cirurgias em Penápolis. A parte do recurso do hospital está ficando toda para a nossa Santa Casa”, concluiu a gestora Renata.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024