Doação de material acumulado no pátio e contratação de novas pessoas para atuar na cooperativa são ações iniciais para resolução das falhas no funcionamento
Grande parte do material reciclado que estava acumulado em frente à Corpe – Cooperativa dos Recicladores de Penápolis já foi retirado do local. O Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) conseguiu solucionar o problema, fazendo a doação desse material reciclado para empresas interessadas na aquisição desses materiais.
Dessa forma, o Daep firmou contrato com duas empresas privadas, uma de Barbosa e outra de Birigui, oferecendo a doação do material. Em contrapartida, as referidas empresas passaram a ser responsáveis pelo transporte, armazenamento, separação e processamento do material reciclado.
De acordo com a diretora presidente do Daep, Sílvia Mayumi Shinkai de Oliveira, essa medida foi tomada de comum acordo entre os cooperados e principalmente com a autorização do Ministério Público.
“Recentemente o Daep participou de reunião com o promotor do meio ambiente, Fernando Burguetti, que não permitiu que o material acumulado fosse aterrado. Portanto, a alternativa encontrada pelo Daep e Corpe foi a doação desse material para empresas interessadas, medida aceita pelo Ministério Público”, esclareceu.
Para a diretora presidente do Daep, Silvia Shinkai, o intuito dessas ações é auxiliar a Cooperativa a se reestruturar e voltar a ser referência em coleta seletiva em todo o país.
“Conseguimos solucionar provisoriamente o problema do acúmulo de material reciclado. E em breve a Corpe terá novos trabalhadores para atuar na coleta e separação dos materiais”, comentou a presidente, referindo-se sobre a seleção dos candidatos inscritos.
Atualmente, o Daep fornece servidores e caminhões que auxiliam na coleta do material reciclável na cidade, equipamentos de proteção individual, uniformes e um suporte administrativo para os novos cooperados visando a melhoria das condições de trabalho na Cooperativa.
Além de todo esse apoio fornecido pelo Daep, a Cooperativa de Recicladores de Penápolis será reformulada para atender a demanda de material reciclável. Portanto, será necessário a elaboração de um novo Estatuto, que já está em andamento, para adequar as condições de trabalho na Cooperativa.
Secom – PMP