Familiares e amigos dos pacientes internados na Santa Casa de Misericórdia de Penápolis devem ficar atentos às orientações para visitações. As visitas são extremamente importantes para os pacientes internados, mas alguns cuidados e normas devem ser seguidos para garantir a organização do hospital.
Os pacientes internados pelos SUS (Sistema Único de Saúde), na Maternidade, Pediatria e Clínica Médica, poderão receber visitas das 11h às 19h, todos os dias da semana (segunda a domingo).
A visita será permitida a apenas uma pessoa por vez, num período de meia hora de permanência no quarto. Após esse período, outra pessoa poderá fazer a visita. Caso não haja nenhum outro familiar ou amigo para visitar a pessoa internada, o visitante poderá permanecer mais tempo no quarto.
Já para os pacientes internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), o horário de visita é das 11h às 11h30 e das 17h às 17h30. É permitida a entrada de somente dois visitantes e não há a possibilidade de revezamento. Para os pacientes internados na Ala Particular, o horário de visita é das 7h às 22h, sendo permitida a entrada de duas pessoas.
Identificação
Todos os visitantes devem apresentar documento de identificação com foto na recepção do hospital. Um crachá de identificação é disponibilizado, com a cor relativa à Ala de internação e o número do quarto do paciente. A Santa Casa possui faixas coloridas no chão dos corredores, orientando os visitantes sobre o caminho até a Ala pretendida.
Segundo explicou a gestora presidente da Santa Casa, Renata Cristina Vidal, o respeito às normas é necessário para evitar riscos aos pacientes e para manter o bom funcionamento do hospital.
“Os visitantes devem seguir as normas para que o hospital possa garantir o bem estar dos pacientes. Por exemplo, não é permitida a entrada de alimentos, pois os pacientes já recebem uma alimentação balanceada pelo nutricionista e de acordo com o seu estado de saúde”, destacou.
O hospital também orienta que não é permitida a entrada de pessoas vestindo shorts, mini blusas e camisetas regatas. Os visitantes devem ser maiores de 12 anos, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, exceto os casos de Maternidade.
Vale ressaltar que é obrigatório que o visitante porte o cartão de visita entregue na portaria e que visite apenas o quarto discriminado no cartão; é proibido entrar em outros quartos e/ou enfermarias. A visita para pacientes de acomodação privativa (Particular) se encerra às 22h, não sendo permitida a entrada de visitantes após este horário.
Secom – PMP