Mais de 300 pessoas participaram das discussões do 13º Fórum de Saneamento e Meio Ambiente realizado no dia 27 e 28. O evento organizado pelo Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) e pela Prefeitura. O evento foi uma oportunidade de debater sobre o planejamento da política pública de saneamento da cidade.
No primeiro dia, o Fórum contou com a palestra do engenheiro e vice-presidente da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento), Alessandro Siqueira Tetzner. O palestrante abordou o contexto nacional do saneamento e a importância do planejamento e da revisão do Plano Municipais de Saneamento.
Na abertura do evento, o prefeito Célio José de Oliveira destacou a importância da participação da comunidade na gestão do Daep. “O Fórum é uma oportunidade de a população penapolense debater sobre o futuro do saneamento, auxiliando no planejamento das ações da autarquia”, afirmou.
Propostas
Já no segundo dia de Fórum, a comunidade pode dar sua contribuição para melhoria da política pública de saneamento. O debate foi conduzido pelo engenheiro e consultor Neiroberto Silva, contratado pelo Daep para fazer a revisão do Plano de Saneamento de Penápolis.
Segundo o presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, o Batata, o evento teve o resultado esperado e agora será traçado novas ações para serem implementadas visando à melhoria do saneamento em Penápolis.
“Tivemos grande participação da comunidade e as sugestões de melhorias serão base para a revisão do Plano Municipal de Saneamento. Esta revisão será feita por um período de seis meses, quando teremos um plano mais atualizado, de acordo com as necessidades do município”, finalizado o presidente do Daep.
O 13º Fórum de Saneamento e Meio Ambiente é promovido pela Prefeitura de Penápolis, Daep, Centro de Educação Ambiental, Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado, e conta com o patrocínio oficial da Caixa Econômica Federal e apoio da Funepe (Fundação Educacional de Penápolis), na cessão do espaço.
Secom – PMP