Você já pensou em destinar parte do imposto de renda devido para os projetos sociais do município de Penápolis? Esta é a “Campanha Leão Amigo da Criança e do Adolescente”, desenvolvida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Penápolis.
Com a doação de parte do imposto de renda a pagar, tanto de pessoas físicas como jurídicas, é possível investir no futuro das crianças e adolescentes de Penápolis, ajudando entidades, projetos e programas acontecerem. O processo de doação é muito simples, sem qualquer acréscimo no imposto, basta avisar o contador responsável pela declaração.
Segundo o presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Paulo Henrique Sanchez, a doação deve ser feita através do Fundo Municipal dos Direitos, conforme determina a Lei Federal nº 8069/90.
“A destinação é deduzida do Imposto de Renda Devido e o valor doado é considerado um adiantamento do imposto. O contribuinte apenas direciona parte do imposto devido à criança e ao adolescente de sua cidade, pois quem paga é o governo”, explica Sanchez.
As pessoas físicas podem optar pela destinação de até 3%, direto na declaração, até o fim de abril e de até 6% durante o ano. As pessoas jurídicas podem doar até 1% durante o ano, apurado na declaração antes da compensação dos valores recolhidos na fonte. O presidente do Conselho também destacou que esta é uma grande oportunidade de as pessoas fazerem a diferença por meio da doação.
“Quando você paga o seu imposto de renda não é você que decide para onde esse dinheiro vai. Com a “Campanha Leão Amigo da Criança e do Adolescente”, você tem o poder de decidir para onde seu dinheiro está indo e ao escolher uma entidade você tem a certeza de que o dinheiro fica no município e você estará contribuindo para ajudar jovens em situação de vulnerabilidade social”, concluiu.
Secom – PMP