Mutirão foi organizado para agilizar exames de pacientes que aguardavam há quase um ano
Teve início na semana passada o “Mutirão do Ultrassom”, uma atividade programada em parceria pela Secretaria Municipal de Saúde de Penápolis e Cisa (Consórcio Intermunicipal de Saúde). Devido à demanda reprimida, onde se observava uma fila de espera com pacientes no aguardo há quase um ano, o prefeito de Penápolis, Célio de Oliveira, que também é o presidente do Conselho de Prefeitos do Cisa, determinou uma ação imediata para sanar o problema.
Segundo informou o secretário municipal de Saúde de Penápolis, Alex Marques Cruz, os exames estão sendo feitos na Santa Casa de Misericórdia local, por meio de contratação dos serviços.
“A Santa Casa possui um contrato com a empresa Rad Med para prestação deste tipo de serviço, portanto a instituição está cedendo a estrutura para atendermos nossos pacientes. Inclusive o equipamento de ultrassonografia utilizado pela Santa Casa foi cedido pela Prefeitura, daí estabelecemos esta parceria para eliminar a fila de espera”, explicou o secretário Alex.
De acordo com levantamentos, são mais de mil pessoas que estavam esperando um diagnóstico através do ultrassom. Seguindo o planejamento estabelecido pela organização do mutirão, já estão sendo realizados cerca de 200 exames por semana. Desta forma, estima-se que em pouco mais de um mês seja possível zerar essa demanda reprimida.
A coordenadora geral do Cisa, Renata Vidal, destacou o esforço da equipe profissional tanto da Prefeitura como do Consórcio para conseguir este benefício à população. “Foi um empenho muito grande de ambas as partes para chegarmos a esta solução tão esperada. Sabemos que o diagnóstico deve ser feito o quanto antes, e que essas pessoas não tinham mais condições de esperar pelo exame. É um direito que elas tem”, frisou a coordenadora.
Visita
O prefeito Célio de Oliveira, acompanhado do secretário de Saúde, Alex Marques, e do secretário municipal de Administração, César Rodrigues Borges, esteve no último sábado, pela manhã, visitando a Santa Casa, no setor onde os pacientes da fila do ultrassom estão sendo atendidos.
No local o Chefe do Executivo conversou com os pacientes para saber como estava sendo feito o atendimento e há quanto tempo cada um esperava pela oportunidade.
“Recebi muitas manifestações de carinho e respeito por parte do povo no último sábado, e isso nos deixa muito satisfeitos, pois vemos o quanto é importante investir bem o dinheiro público. Além de um mutirão de exames este é também um verdadeiro mutirão do resgate do respeito aos penapolenses”, afirmou Célio.
O prefeito disse ainda que o mesmo deve se aplicarem breve com as mais de 500 pessoas que esperam na fila por um exame de endoscopia. “Em breve vamos divulgar mais informações também a este respeito”, avisou o prefeito.
Também no sábado pela manhã o prefeito Célio de Oliveira aproveitou para acompanhar os trabalhos no Pronto Socorro Municipal. Da mesma forma que na Santa Casa o prefeito conversou com os munícipes e ouviu explanações a respeito da qualidade do atendimento na unidade, visando as melhorias necessárias para o bom acolhimento da população e resolutividade dos seus problemas.
Secom – PMP