A Campanha Municipal de Luta Contra as Hepatites Virais, em alusão ao “Julho Amarelo”, chega ao fim na próxima semana. Quem ainda não realizou o exame que detecta a infecção pelo vírus deve buscar uma unidade de saúde até a próxima terça-feira, dia 31.
Após este período, o exame está disponível no SAE – Serviço Ambulatorial Especializado DST/HIV/Aids/Hepatite virais. A Campanha é realizada em uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde e o SAE. O objetivo da campanha é intensificar o diagnóstico, prevenção e educação sobre as hepatites virais.
Todos os casos positivos serão encaminhados para tratamento gratuito na rede pública, com uma equipe especializada de enfermeiros e médicos do SAE – CTA (Serviço Ambulatorial Especializado – Centro de Testagem e Aconselhamento DST/HIV/Aids/Hepatite virais).
O exame é bastante simples, apenas uma punção digital, ou seja, um furo no dedo. O resultado fica pronto em 15 minutos. Todo o processo de teste, diagnóstico e tratamento é feito de maneira individual e sigilosa.
Hepatites
A hepatite B é uma inflamação do fígado também causada por infecção viral, é contagiosa, pois o vírus pode ser transmitido através do sangue, sêmen ou secreções vaginais. As hepatites A e B podem ser prevenidas por vacinação. Até o momento, não há vacina para a hepatite C.
A Hepatite C pode ser transmitida por transfusão de sangue; compartilhamento de material para uso de drogas, higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou para confecção de tatuagem e colocação de piercings.
Procure o SAE
Quem não puder participar da campanha, pode procurar o SAE – CTA. No local são realizados os testes para sífilis, HIV e hepatite B e C.
O Serviço está localizado na rua Anchieta, 540 – Centro, aos fundos da Clínica de Especialidades. O atendimento é feito de segunda a sexta, das 07h às 11h e das 13h às 16h. Mais informações pelo telefone (18)3654.2322.
Secom – PMP