Neste domingo (30), o Museu de São Francisco, popularmente conhecido como Primeira Casa de Penápolis, irá receber a 92ª Romaria Franciscana. A recepção e acolhida dos romeiros terá início às 8h com o café da manhã e reflexão. O evento é uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura com o Santuário São Francisco de Assis.
Para compor a manhã de reflexão, a comunidade franciscana, juntamente com os aspirantes e o apoio do secretário de Cultura, Luiz Colevatti, prepararam um musical a partir da Opereta “Irmã Clara, Pai Francisco”, que faz alusão à vida franciscana, dedicada a pobreza, obediência e castidade.
Para Colevatti é importante que esses eventos aconteçam na cidade. “Com a visita dos romeiros, é possível que essas pessoas tomem conhecimento, cada vez mais da história da cidade, e principalmente do acervo do museu de São Francisco”, destacou o secretário.
Tradição
A Romaria Franciscana abre as celebrações da Semana do padroeiro da cidade, que se comemora no dia 4 de Outubro. Frei Adalto Antônio, pároco do Santuário, explica sobre a tradição das romarias. “O termo ‘romeiro’ vem de Roma, onde as peregrinações tornaram-se uma das formas mais frequentes de penitência e de manifestação religiosa popular, ao longo de toda a Idade Média”, informou o Frei.
O pároco felicita a vinda dos romeiros. “Acolhemos com alegria os romeiros ao Santuário São Francisco de Assis. Desejamos que este dia renove em cada um a disposição de colaborar com mais empenho na construção do reino de Deus, anunciando e testemunhando sua fé em Jesus Cristo”, finaliza.
Convite
O secretário de Cultura reforça o convite para toda a comunidade. “É um momento oportuno que todos têm para prestigiar o trabalho realizado entre a Cultura e o Santuário”, afirma Colevatti.
O museu fica localizado na Rua dos Capuchinhos, 33 – Jardim Primavera e no domingo estará aberto a partir das 8h para a recepção dos Romeiros.
Secom – PMP