Ontem (03) pela manhã centenas de servidores municipais deixaram suas funções de costume e foram às ruas participar do Dia de Mobilização Contra o Aedes. A medida, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, teve como objetivo promover a visitação em residências, orientação e sensibilização da comunidade acerca da prevenção ao mosquito transmissor da dengue e outras doenças.
A concentração dos funcionários ocorreu defronte ao Paço Municipal já às 07h. No local eles receberam orientações da equipe técnica da Secretaria de Saúde, receberam folhetos e sacos de lixo para distribuir aos moradores, e água para consumo. As equipes receberam auxílio dos atiradores do Tiro de Guerra 02-027.
Por conta deste trabalho, as repartições municipais ficaram fechadas ontem, com exceção de escolas, creches, postos de saúde e outros serviços essenciais como Pronto Socorro, Santa Casa e coleta de lixo.
Antes dos grupos partirem rumo às residências, todos ouviram palavras de motivação do prefeito Célio de Oliveira, que agradeceu a adesão dos funcionários municipais. Segundo ele, acabar com o mosquito transmissor da dengue e outras doenças é tarefa de todos os cidadãos. “Os servidores estão dando uma demonstração de união e cidadania”, afirmou.
“Se cada um de nós conseguirmos sensibilizar um morador sequer, já estaremos ajudando a salvar vidas. Essa mobilização serve para modificar a mentalidade das pessoas que ainda não cuidam dos seus quintais. Jogar lixo em local indevido não é só sujar uma rua, um terreno. É condenar, muitas vezes, pessoas da nossa própria família a contraírem dengue, correndo o risco de perder a vida”, destacou Célio.
“Nosso parabéns, reconhecimento e profundo agradecimento a todos os servidores municipais que neste dia deixam suas funções, que não são as funções de visitação casa a casa, para aumentar o time da prevenção. A conscientização é a solução para erradicar os criadouros do Aedes”, concluiu.
Nebulização
Para os próximos dias a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da equipe de Vigilância Epidemiológica, promoverá a nebulização de inseticida em ruas de diversos bairros, principalmente onde há maior incidência de casos de dengue. O cronograma está sendo finalizado, e os moradores serão avisados com antecedência.
A intenção é exterminar os mosquitos que estão voando no meio ambiente, porém a eliminação de criadouros é essencial.
“Não adianta matar um mosquito agora, e amanhã nascerem outros. As larvas que ainda não voam precisam ser eliminadas, caso contrário de nada adiante a nebulização de inseticida”, alertou o chefe da Vigilância Epidemiológica, Franklin Cordeiro.
“Precisamos da ajuda dos moradores para afastar a ameaça de epidemia”, finalizou.
Secom – PMP